Início Plantão Rio Primeiro núcleo na comunidade do Batam

Primeiro núcleo na comunidade do Batam

O Prefeito Eduardo Paes lançou na manhã desta quinta-feira, dia 21, o primeiro núcleo do Projeto Rio em Forma na comunidade do Batam, em Realengo, dentro do programa Prefeitura Itinerante da Zona Oeste. O Batam é uma das comunidades pacificadas e com a presença de policiamento comunitário, numa parceria da Prefeitura com o Governo do Estado para melhorar a qualidade de vida dos moradores.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), vai oferecer diferentes modalidades esportivas a crianças da Rede Municipal de Ensino a partir dos 7 anos de idade, em horários alternativos ao período escolar. Haverá ainda atividades saudáveis para adultos e pessoas na terceira idade, de maneira a estimular o convívio entre as diferentes faixas etárias. A meta final é que os moradores das comunidades atendidas tenham acesso ilimitado a práticas de esporte e lazer.
Durante a cerimônia de lançamento – que teve a presença do jogador de futebol Adriano, ex-Inter de Milão e atual contratação do Flamengo -, o Prefeito ressaltou o quanto a prática esportiva é importante para as crianças, sobretudo as que moram em áreas de baixa renda.
– O esporte é a área que mais incentiva as crianças, principalmente aquelas que não têm perspectivas em relação ao futuro. Por isso vamos levar esse projeto a várias comunidades, começando pelo Batam – disse Paes.
De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Francisco de Carvalho, nos próximos 30 dias equipes técnicas da SMEL vão avaliar quais modalidades esportivas serão implantadas na comunidade, e que locais, entre praças, áreas de lazer e clubes, são os mais adequados para as aulas, que começam em 60 dias. Ainda segundo ele, já há 150 localidades listadas para receber o projeto.
– Este é apenas o primeiro núcleo. O próximo será na Vila Cruzeiro (no Complexo do Alemão), em homenagem ao Adriano – contou o secretário.
Urbanização e PSF – Após a cerimônia, o Prefeito aproveitou para visitar algumas ruas da comunidade e ouvir críticas e sugestões dos moradores. Um dos locais visitados foi a Travessa Aborá, que corta a Rua São Dagoberto, uma das principais vias da comunidade. Nesse local, construções irregulares alteraram o leito de um canal, o que provoca constantes alagamentos em dias de chuva.
– Muitas obras precisam ser feitas aqui, e para isso vamos definir os projetos e realizar as melhorias necessárias – comentou Eduardo Paes, que fez a visita ao lado do secretário municipal de Obras, Luís Antônio Guaraná. Paes afirmou que vai enviar técnicos da SMO para planejar as obras de drenagem e reurbanização que a comunidade precisa, e ainda para reestruturar, dentro dos próximos 25 dias, toda a rede de iluminação pública do Batam.
Paes visitou ainda o núcleo do Programa Agentes Comunitários de Saúde, que no Batam conta com um enfermeiro e uma equipe de voluntários. O Prefeito anunciou que, embora a unidade seja "ótima", será transformada em um núcleo do Programa de Saúde da Família (PSF), para que possa oferecer médicos de diferentes especialidades que façam "além do básico", como medição de pressão e medicação primária.
Ao final, o Prefeito conheceu a Escola Municipal Costa do Marfim, que atende a quase 200 alunos desde a Educação Infantil até o 5° ano do Ensino Fundamental. A unidade, segundo o Prefeito, está em boas condições, precisando apenas de algumas melhorias. Ele garantiu também que os professores terão requalificação profissional.

 

Fonte: Prefeitura do Rio