A Light, em respeito à população do Rio de Janeiro e aos seus clientes, informa que vem recebendo denúncias da atuação de pessoas que se apresentam em nome da empresa para entrar em residências e aplicar golpes e até assaltos, como o caso registrado hoje em Campo Grande, Zona Oeste da cidade.
Policiais do 35ª Distrito Policial prenderam na manhã desta quarta-feira (30.12), na Estrada do Monteiro, os senhores Marcelo Muniz Meneses e Cesar Reis de Souza, que se passavam por funcionários da Light exercendo recadastramento de clientes. Os dois realizavam o conhecido “golpe do cheque” e foram autuados em flagrante pelo crime de estelionato (nº de registro 035.15.528/2009), furtando três folhas do talão de uma cliente da companhia de energia, após entrarem sua residência.
Em casos como este, os falsos funcionários agem preferencialmente em casas, com pessoas idosas e costumam aplicar golpes como cobrança por serviços e outras modalidades destinadas a extorquir os moradores. Em alguns casos os criminosos dizem trabalhar para a Light, em outros para firmas contratadas pela empresa.
Especificamente nesta ocorrência, a equipe de segurança patrimonial da Light já vinha investigando o caso. Na segunda-feira (28/12), foi feita uma denúncia por meio do Disque-Light Emergência (0800-0210-196) de um morador que havia sido furtado pelo mesmo indivíduo, na Rua Pontões, na região conhecida como Carobinha, também em Campo Grande. Os indivíduos usavam uniformes que não estão dentro dos padrões das empresas prestadoras de serviços à Light. No entanto, havia a inscrição falsa que imitava a marca “Light” nestes uniformes.
A empresa, preocupada com ocorrências desse tipo, apresenta uma série de medidas preventivas para os clientes. A Light ressalta que todas as cobranças são feitas por meio da conta de energia, incluindo as taxas de serviços. Ou seja, nenhum funcionário da Light está autorizado a receber qualquer pagamento e o cliente jamais deve fornecer dados bancários ou números de documentos pessoais. Além disso, os funcionários da Light ou das contratadas não estão autorizados a realizar serviços nas instalações internas das residências. Eis as recomendações:
Leituristas, aferidores de medidor e eletricistas das equipes de emergência devem estar sempre uniformizados e com crachá de identificação da Light. Os carros também têm que estar identificados com a logomarca da empresa ou, em caso de firma contratada, com o adesivo “A serviço da Light”.
O acesso de profissionais da Light ou de empresas contratadas por ela à unidade consumidora limita-se ao medidor de energia elétrica. É o caso dos serviços de leitura, aferição e corte/religação.
A leitura é feita de segunda a sábado, exceto feriados nacionais, das 7 horas às 18 horas. A própria conta tem um campo indicando a data da próxima leitura, para o acompanhamento do cliente. Pode haver, ainda, uma visita para fiscalização um dia depois da medição mensal. A leitura dos medidores em um mesmo condomínio é feita de uma vez só, assim como a entrega das contas, de quatro a cinco dias depois.
Os profissionais da Light ou de empresas contratadas por ela não têm autorização para realizar serviços no interior das residências e nem receber qualquer pagamento.
Lembramos ainda que, uma vez devidamente identificados, os profissionais devem ter acesso livre e irrestrito aos equipamentos de medição, conforme o estabelecido pela Resolução ANEEL nº 456, artigo 91, inciso VIII.
A empresa coloca à disposição de seus clientes, 24 horas, o Disque-Light Emergência (0800 0210 196 – ligação gratuita) para receber denúncias de ações de falsos funcionários.
Fonte: Light