Início Plantão Brasil Processo eletivo para Rio 2016

Processo eletivo para Rio 2016

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 lançou nesta segunda-feira, dia 28 de março, o processo seletivo internacional para produtora executiva de megaeventos. A empresa ou consórcio vencedor será responsável pela produção e gestão executiva de cerimônias e grandes eventos ao vivo para os Jogos Rio 2016.

Os aspectos criativos dos grandes eventos e cerimônias serão objeto de futura fase de seleção de direção artística, que será restrita a talentos brasileiros.

Os participantes devem se cadastrar no site oficial dos Jogos (www.rio2016.com) e precisarão comprovar prévia experiência na organização de grandes cerimônias de eventos olímpicos. O vencedor será escolhido por uma Comissão Julgadora composta por membros do Comitê Rio 2016, do Comitê Olímpico Internacional (COI) e por outros integrantes a serem anunciados.

A primeira grande apresentação a ser realizada pelo Comitê Organizador, daqui a pouco mais de um ano, será um show de cerca de oito minutos durante a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Londres 2012, quando a Bandeira Olímpica será entregue ao prefeito do Rio de Janeiro.

Outros projetos de porte em que a produtora executiva estará envolvida são as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016; a Cerimônia da Entrega da Bandeira Paraolímpica durante o show do Rio 2016 na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Paraolímpicos Londres 2012; os Live Sites no Brasil e em 15 localizações internacionais em 2016; o Tour das Bandeiras Olímpica e Paraolímpica; o Revezamento das Tochas Olímpica e Paraolímpica; as Cerimônias de Entrega de Medalhas e de Recepção das Delegações na Vila Olímpica e Paraolímpica e as apresentações dos esportes durante os Jogos Rio 2016.

Megaeventos ao vivo de Jogos Olímpicos e  Paraolímpicos são superproduções que atraem a atenção de bilhões de pessoas em todo o mundo. A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Pequim 2008 envolveu 20.000 profissionais, 30.000 fogos de artifício, 300.000 toneladas de iluminação e atraiu uma audiência global estimada em cerca de dois bilhões de telespectadores.

Caberá à empresa ou consórcio vencedor do processo seletivo do Rio 2016 planejar todos os aspectos técnicos e administrativos, incluindo cronograma central, organograma, orçamento, contratação e administração de pessoal e produção das cerimônias e eventos.

Entre as tarefas relacionadas às cerimônias, estão ainda a elaboração e o gerenciamento de um plano de logística e de planos operacionais, a identificação do local que servirá de base para a produção, o desenvolvimento e o gerenciamento de uma base de dados de credenciamento e a instalação e remoção de todos os itens de palco, cenário, adereços e figurinos.

A empresa ou consórcio que vencer o processo seletivo supervisionará outras produtoras a serem escolhidas, em um processo que multiplicará a experiência de organização de megaeventos por todo o mercado brasileiro.

O vencedor também participará de um projeto de engajamento do público a ser desenvolvido com as Federações Esportivas Internacionais nos quatro anos que antecedem os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, com o objetivo de incrementar o envolvimento dos espectadores.

A seleção será aberta a concorrentes brasileiros e internacionais, com a possibilidade de formação de consórcios para que duas ou mais empresas combinem qualificações para atender aos critérios de participação.

As empresas estrangeiras concorrentes precisarão se comprometer a constituir filial no Brasil, caso sejam selecionadas, a fim de garantir a capacitação profissional e o desenvolvimento de talentos brasileiros como legado do processo seletivo.

“Os eventos e cerimônias serão parte fundamental da experiência dos espectadores e uma ferramenta essencial para envolver o maior número de pessoas com os Jogos Rio 2016 por meio de projetos como o Tour das Bandeiras Olímpica e Paraolímpica e o Revezamento das Tochas Olímpica e Paraolímpica. As cerimônias também deixarão imagens que marcarão os Jogos na memória do mundo inteiro e é fundamental que tenham o nível mais elevado de organização. Para isso, esperamos selecionar fornecedores de alta capacitação e trabalhar com os melhores profissionais do Brasil e do mundo”, disse o Diretor-Geral do Comitê Organizador Rio 2016, Leonardo Gryner.

A avaliação das propostas apresentadas levará em conta o entendimento e a integração com a estratégia Rio 2016; o entendimento do escopo do projeto; a metodologia de planejamento, controle e governança; o comprometimento com as políticas de inclusão e sustentabilidade do Rio 2016; a equipe de produção proposta; a solução para assegurar cumprimento de prazos e continuidade dos serviços em qualquer circunstância; e a proposta comercial.

Etapas do processo seletivo

28 de março a 27 de abril de 2011 –  Fase de habilitação
Os proponentes devem se cadastrar no site oficial dos Jogos (www.rio2016.com) para ter acesso ao regulamento e apresentar documentação de habilitação jurídica, econômico-financeira, tributária e trabalhista e de habilitação técnica, incluindo portfólio e estudo de caso.

5 de maio de 2011 – Divulgação
Divulgação das empresas/consórcios aprovados na primeira etapa (empresas e consórcios habilitados), que serão convidados a participar da Reunião de Instruções/Briefing acerca das demandas do Rio 2016.

11 de maio de 2011 –  Reunião de Instruções/Briefing, no Rio de Janeiro
Nessa reunião, serão apresentadas a empresas e consórcios habilitados todas as especificações e informações técnicas exigidas pelo Rio 2016, necessárias ao desenvolvimento de Proposta de Produção e Gestão Executiva e de Proposta Comercial para a próxima etapa.

13 de junho de 2011 – Entrega das propostas
Entrega das Propostas de Produção e Gestão Executiva e das Propostas Comerciais por empresas e consórcios habilitados.

13 a 16 de junho de 2011 – Apresentações e entrevistas
Entrevistas com as empresas e consórcios habilitados, momento em que também lhes será dada a oportunidade de realizar apresentações de suas propostas, com base nas demandas apresentadas na Reunião de Instruções/Briefing.

Até 30 de junho de 2011 –  Anúncio de finalistas
Anúncio de empresas/consórcios finalistas.

1 de julho a 25 de agosto de 2011 – Fase final
Fase de negociação com as empresas/consórcios finalistas e de apresentação de propostas revisadas.
 

Até 31 de agosto de 2011 – Anúncio do vencedor
Anúncio de empresa/consórcio vencedor e assinatura de contrato.

Sobre o Comitê Organizador Rio 2016
O Comitê Organizador Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paraolímpico Internacional e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira e a Carta Olímpica.

Fonte: Comitê Organizador