Início Plantão Rio Procissão de Iemanjá, dia 2, na Baía de Guanabara

Procissão de Iemanjá, dia 2, na Baía de Guanabara

Portela convida a todos para o cortejo 

A escola de samba Portela está convocando toda nação para participar da procissão de Iemanjá que acontece nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, no centro do Rio. A concentração está marcada para 9h, Av. Mem de Sá, 37, nos Arcos da Lapa. Iemanjá, que representa a Nossa Senhora dos Navegantes para os adeptos do candomblé, é festejada nesta data, numa festa marcada pelo sincretismo religioso.

Antes da saída da procissão,  haverá uma distribuição de frutas. De lá, o cortejo segue  até a Praça XV, onde todos embarcam numa traineira. Na Baía de Guanabara, a embarcação faz  uma parada, para que os presentes possam  ser oferecidos. No trajeto, rola apresentações de percussionistas, pagode, danças afro e cigana.

Segundo Atanizia Cardoso Bispo, da Casa de Cultura Estrela D’Oya, que é a organizadora da procissão , as pessoas costumam homenagear Iemanjá no dia 31 de Dezembro, mas esta data é, na verdade , a mudança das águas. O dia de Nossa Senhora dos Navegantes é mesmo 2 de fevereiro”, informa Atanizia. 

O samba-enredo da Portela deste ano, que é de autoria de Wanderlei Monteiro, Naldo, Luis Carlos Máximo e Toninho Nascimento, tem um trecho que diz: “No mar, Procissão dos navegantes, Eu também sou almirante, De nossa Senhora Iemanjá”.

A Portela irá para Sapucaí em 2012 com o enredo que fala de Iemanjá “… E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual", que está sendo desenvolvido pelo Carnavalesco Paulo Menezes.

A Águia Altaneira de Oswaldo Cruz e Madureira será a segunda escola a desfilar no domingo de carnaval, dia 19 de Fevereiro, na Marques de Sapucaí.

Informações sobre o evento:  9129-2626 ou 3185-4946, com Atanizia Cardoso- Organizadora da procissão.

 

Fonte: Viola – Assessor da Portela