Cerca de 50 mil fiéis se reuniram nesta quarta-feira (20/1) para homenagear São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. A procissão começou às 15h, na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, e seguiu até a Catedral Metropolitana, no centro, onde integrantes do Projeto Artes da Comunidade Católica Shalom encenaram o Auto de São Sebastião.
Durante as comemorações pelo dia do padroeiro – celebrado há 445 anos, desde que Estácio de Sá trouxe a imagem do santo para a cidade – o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, falou sobre a importância de a população carioca rever seus valores para ajudar a construir um mundo mais solidário.
– Hoje, o cristão tem que rever seus valores. Não pode ser cristão só para si, mas para ajudar o mundo a ser melhor. Tem que ajudar o homem a ser mais homem. Lembra da cruz da catedral do Haiti? A igreja desabou, mas a cruz ficou de pé. A ideologia e a filosofia podem passar, mas Cristo vai permanecer – ressaltou o arcebispo.
Após a benção, os devotos acompanharam o retorno da imagem até a paróquia de São Sebastião, na Tijuca. O encerramento das homenagens aconteceu com missa solene na Catedral, às 19h. As celebrações pelo dia do santo do Rio de Janeiro começaram na semana passada, com uma novena que percorreu diversos pontos da cidade.
Fonte: Governo do Rio