Nos dois últimos meses, o Procon-RJ realizou a “Operação Bancos” fiscalizando 151, autuando 75. As agências bancárias autuadas foram: Banco Real (Niterói, Teresópolis, Porto Real, Rio das Ostras e Búzios); Unibanco (Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Rio Bonito, Magé, Friburgo, Petrópolis, Barra Mansa, Volta Redonda, Campos e Macaé); Itaú (Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Queimados, Campo Grande, Bangu, Magé, Maricá, Itaboraí, Friburgo, Petrópolis, Resende, Barra Mansa, Volta Redonda, Campos, Rio das Ostras, Macaé, Búzios, Araruama, Iguaba, Cabo Frio e Saquarema); Bradesco (Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Bangu, Rio Bonito, Teresópolis, Porto Real, Barra Mansa, Macaé, Búzios, Araruama e Saquarema); Banco do Brasil (São João de Meriti, Nova Iguaçu, Campo Grande, Bangu, Magé, Maricá, Friburgo, Petrópolis, Porto Real, Barra Mansa, Rio das Ostras, Búzios, Araruama, Cabo Frio e Saquarema); Santander (São João de Meriti, Barra Mansa, Campos e Cabo Frio);
Banco Mercantil do Brasil (Nova Iguaçu e Resende); HSBC (Friburgo e Teresópolis);
União dos Bancos do Brasil (Rio das Ostras e Búzios); Caixa Econômica Federal (Rio das Ostras e Saquarema).
As principais irregularidades encontradas pelos fiscais do órgão foram: ausência de banheiro para os clientes, de cadeiras de rodas para deficientes, do telefone do Procon-RJ (Disque-Procon 151) em local de fácil visualização do cliente, de bebedouro, não quantidade mínima de assentos, de câmeras nos caixas eletrônicos, de assentos especiais para idosos, de caixas eletrônicos adaptados para deficientes, de atendimento ao idoso no térreo, de elevadores, entre outras infrações.
As agências bancárias autuadas terão o prazo de 10 dias para se adequar às normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e podem ser multadas em 200 a 3 milhões de UFIRs.
O consumidor que tiver dúvidas deve ligar para o Disque-Procon (151), ou acessar o site do Procon–RJ (www.procon.rj.gov.br). O Procon-RJ funciona das 09h às 17h.
Fonte: Ascom Procom