Início Plantão Rio Procon: consumidor pode ter descontos de até 80% renegociando dívidas

Procon: consumidor pode ter descontos de até 80% renegociando dívidas

renegociacao-de-dividas

O Procon Estadual e o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) vão realizar mais um mutirão de atendimento ao consumidor para a renegociação de dívidas, reunindo 19 empresas de redes varejistas, bancos, operadoras de telefonia e de TV a cabo e concessionárias de serviços públicos. Os descontos podem chegar até a 80% nos juros e nas multas da dívida, variando de acordo com cada caso e cada empresa. Na ocasião, os consumidores também poderão resolver outros problemas ligados às relações de consumo e consultar, gratuitamente, como está a situação de crédito no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). O evento acontece no dia 4, sexta-feira, das 9h às 17h, no Largo da Carioca.

 

 

 

Vão participar do mutirão as concessionárias de serviços públicos CEG, Ampla e Light; a Cedae, as operadoras de telefonia Claro, Embratel, Nextel, Oi, TIM e Vivo; a operadora de TV por assinatura Net; as redes de varejo CNova e Via Varejo (que representam as lojas Extra, Casas Bahia e Ponto Frio e seus sites); e os bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banco do Brasil e Santander. A coordenadora de Atendimento do Procon, Soraia Panella, destaca que, no caso dos bancos, não serão atendidos no mutirão casos envolvendo dívidas relativas a financiamentos de imóveis e veículos, nem de débitos em geral com atraso de até 60 dias. Esses casos, porém, podem ser renegociados nas agências dos bancos ou nos postos de atendimento do Procon Estadual.
 

 

 

A expectativa é contribuir para reduzir o nível de endividamento dos consumidores e movimentar a economia, aproveitando a proximidade de importantes datas para o comércio, como a Black Friday (25/11) e o Natal. Uma pesquisa do SCPC apontou que, em setembro, o índice de inadimplência no comércio carioca cresceu 2,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, sendo o maior registrado em 15 anos.
 

 

 

Para o presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, o mutirão é uma excelente oportunidade para os consumidores renegociarem suas dívidas diretamente com os credores, com transparência e em condições mais favoráveis, recuperando o seu crédito. “É uma ação salutar tanto para as empresas como para o consumidor, principalmente neste momento de crise”, afirmou Gonçalves.

 

O consumidor que quiser aproveitar o mutirão deverá levar seus documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de residência) e os documentos nos quais há o problema que ele quer resolver, como comprovantes das compras ou contas. Como a maior parte da estrutura de atendimento da sede da Autarquia estará no Largo da Carioca no próximo dia 4, o Procon pede para que os consumidores evitem ir neste dia ao posto localizado na Avenida Rio Branco.