Início Plantão Barra Procon Estadual autua 10 estabelecimentos em Jacarepaguá, RJ

Procon Estadual autua 10 estabelecimentos em Jacarepaguá, RJ

O Procon Estadual realizou na quinta-feira (31/08), uma nova etapa da Operação Renascer.  A área de atuação foi na Avenida Nelson Cardoso, na Taquara, na região de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Dos estabelecimentos autuados três são instituições bancárias. Em duas agências do Itaú, nos números 1.202 e 1.226 da avenida, os fiscais constataram que os caixas presenciais não aceitavam o pagamento de contas dos serviços públicos e não faziam a autenticação da quitação da conta no próprio boleto. Já no Santander (nº 1.093), os banheiros feminino e com acessibilidade estavam interditados, havia apenas 10 assentos preferenciais (a legislação determina um mínimo de 15) e o tempo de espera na fila ultrapassava o limite legal (15 minutos nos dias normais).
 

 

Na filial dos supermercados Extra (nº 1.200), havia prateleiras com ferrugem na câmara de congelados, partes do teto caindo e o uso da rampa de acesso para cadeirantes estava impedido por uma barra de ferro com cadeado. Além disso, foram descartados 25kg e 820g de produtos vencidos: 5kg de linguiça de frango, 10kg de linguiça toscana e 10kg e 820g de acém.

 

 

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Mundo Fashion (nº 1.270, lojas C e D), Drogaria Pacheco (nº 1.228), Drogasmil (nº 1.141), Droga Raia (nº 1.081), Bob’s (nº 1.069), Lojas Magal (nº 1.267), Rio Bel Cosméticos (nº 1.325) e Óticas do Povo (nº 1.285, loja B).

 

O nome da operação é uma referência ao nome da escola de samba Renascer de Jacarepaguá.

 

Balanço da Operação Renascer (Avenida Nelson Cardoso):

1 – Magia dos Pés Calçados (Praça da Taquara, 14): Ausências de preços nos produtos expostos à venda, do certificado do Corpo de Bombeiros e do Livro de Reclamações.
 

2 – Magia dos Pés Kids (nº 1.312, loja C): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
 

3 – Drogaria Pacheco (nº 1.149): Ausências do livro atualizado do mês referente à venda dos produtos com Preço Máximo ao Consumidor (PMC) e do certificado do Corpo de Bombeiros.
 

4 – Itaú (nº 1.226): Não faz pagamento de conta de consumo no caixa. Não há autenticação mecânica diretamente na conta. O guarda volume só pode ser usado mediante uso de cartão magnético. Não há caixa eletrônico adaptado.
 

5 – Santander (nº 1.093): Banheiros feminino e acessível estavam interditados. Havia apenas 10 assentos preferenciais. Tempo de espera ultrapassou o limite legal. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

6 – Art Pé Calçados (nº 1.243): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
 

7 – Itaú (nº 1.202): O banco não recebe em seus caixas com atendimento pessoal contas de consumo e não faz autenticação mecânica no próprio documento. Ausência de caixa eletrônico adaptado.
 

8 – Extra (nº 1.200): Prateleiras com ferrugem na câmara de congelados. Produtos vencidos: 5kg de linguiça de frango, 10kg de linguiça toscana e 10kg e 820g de acém. Teto com partes caindo. Há rampa de acesso para cadeirantes, mas ela não pode ser usada pois há uma barra de ferro com cadeado impedindo o acesso. Ausências de balança de precisão, do certificado do Corpo de Bombeiros e dos cartazes do 151, do Livro de Reclamações e o que informa sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
 

9 – Amigão (nº 1.251): Ausências de caixa preferencial e do certificado do Corpo de Bombeiros.
 

10 – Tecplast Tecidos (nº 1.325): Ausências de preços em alguns produtos expostos à venda e do cartaz do 151.