Início Plantão Brasil Procurador Geral do Estado do Rio faz duras críticas à PEC que...

Procurador Geral do Estado do Rio faz duras críticas à PEC que tira poder de investigação do MP

Cláudio Lopes é o Procurador Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (foto: Alziro Xavier/MPRJ)

O Procurador-Geral de Justiça, Cláudio Lopes, reafirma no artigo “Vitória da Impunidade”, publicado na edição desta terça-feira (04/12) do jornal O Globo, a importância do poder de investigação do Ministério Público, ameaçado de restrição pela Proposta de Emenda Constitucional nº 37 (PEC 37), a PEC da Impunidade.

 

Segundo Cláudio Lopes, a PEC 37, que proíbe que Procuradores e Promotores de Justiça façam qualquer investigação criminal direta, é “a maior ofensiva, desde a promulgação da nossa Constituição Cidadã, contra a principal instituição criada para servir à sociedade no combate à corrupção e ao crime organizado”. Lopes destaca no artigo a atuação destemida de Membros do Ministério Público, recordando casos emblemáticos como a prisão do bicheiro Castor de Andrade, na década de 90, e a Operação Caixa de Pandora, do Ministério Público Federal, que denunciou esquema de corrupção no governo do Distrito Federal, casos em que a investigação do Ministério Público foi crucial para a apuração dos crimes e prisão de seus autores.

 

“O poder investigatório do Ministério Público é um direito constitucional do próprio cidadão, pois é a garantia de uma instituição absolutamente independente no combate à criminalidade. Por isso, a PEC da Impunidade, ao restringir o direito da sociedade à segurança pública, deve ser considerada manifestamente inconstitucional”, ressalta o Procurador-Geral de Justiça.

 

Leia o artigo na íntegra: