Secretaria de Saúde já começou o primeiro curso de qualificação de profissionais que trabalham nas salas de estabilização doadas pelo Governo do Estado para 55 municípios com até 50 mil habitantes no interior. As salas foram criadas com o objetivo de oferecer um ambiente seguro e bem equipado para que pacientes graves sejam estabilizados antes de serem removidospara um hospital com mais recursos de atendimento.
– A qualificação dos profissionais de saúde do interior visa a melhorar a qualidade técnica das equipes, que irão trabalhar nas salas de estabilização, e beneficiar a população. Desta forma, a Secretaria de Saúde atua ativamente para aprimorar o atendimento no interior, não apenas repassando recursos por meio da entrega de equipamentos – afirmou o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes.
O curso foi planejado pela Coordenação Geral de Educação em Saúde, área que integra a Subsecretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde junto aos setores da secretaria envolvidos com as salas, e por profissionais do Centro de Treinamento Berkeley, especializado em capacitação de urgência e emergência.
As aulas terão conteúdo teórico e técnico-prático, com foco na qualificação dos profissionais para assistência em condições críticas, como diagnosticar, ganhar tempo e trabalhar em equipe, além de prevenir sequelas neurológicas irreversíveis e reduzir a taxa de mortalidade.
O curso será levado para seis regiões do estado para facilitar o acesso dos 220 profissionais que participarão da qualificação. A secretaria doou 56 salas de estabilização de pacientes a 55 municípios com até 50 mil habitantes. Em cada sala foram investidos R$ 111 mil, totalizando R$ 6,2 milhões.
Fonte: Governo do Rio