O Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário vai entregar, nesta terça-feira, 8 bibliotecas para comunidades rurais dos municípios Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira e São Francisco de Itabapoana, integrantes do Território da Cidadania Norte, no Rio de Janeiro. A solenidade de entrega das bibliotecas será realizada às 14h na Pousada Paradise, em Conceição de Macabu. Serão beneficiados assentamentos da reforma agrária, comunidades de agricultura familiar e comunidades de remanescentes quilombolas.
Antes da solenidade, às 10h, serão capacitados 16 agentes de leitura na Escola Municipal Frei Valério, também em Conceição de Macabu. Os agentes de leitura são voluntários, moradores das comunidades rurais beneficiadas, que ficarão responsáveis pelas atividades da biblioteca. Eles vão aprender a fazer o controle do empréstimo dos livros, as técnicas de incentivo à leitura e a organizar eventos para ampliação dos acervos. O acervo é inicialmente composto por cerca de 200 livros didáticos, de literatura para todas as idades, especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pescas, além de estatutos e leis brasileiras.
A ação é fruto do compromisso firmado pela Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio de Janeiro com o Colegiado Territorial Norte, composto pelos municípios e entidades civis ligadas ao meio rural. Com mais essa entrega, o programa Arca das Letras contabiliza a implantação de 75 bibliotecas rurais no estado do Rio de Janeiro, beneficiando 14 mil famílias em 35 municípios. No Rio de Janeiro, o MDA contou com a parceira de Furnas Centrais Elétricas e do Programa Luz para Todos, do Ministério de Minas e Energia, para implantar grande parte das bibliotecas.
Em todo o Brasil, o Programa entregou 6.116 bibliotecas rurais em mais de 1.800 municípios. O número de livros distribuídos passa de 1,3 milhão, beneficiando acima de 700 mil famílias do campo. A administração das bibliotecas é feita por mais de 12 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural.
O Arca das Letras também conta com parceiros como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), o Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero, o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, o Ministério da Cultura, o Banco do Nordeste e outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Participam, ainda, os movimentos sociais e sindicais, editoras, artistas e a população urbana, que contribuem com a doação de livros.
Fonte: Ascom MDA