Início Plantão Rio Programa Autonomia forma 7.000 estudantes do Rio de Janeiro no ensino médio

Programa Autonomia forma 7.000 estudantes do Rio de Janeiro no ensino médio

Uma grande festa marcará a formatura de 7.000 jovens e adultos no ensino médio. Com a escolaridade básica completa e o diploma em mãos, eles são agora candidatos mais qualificados pra o mercado de trabalho. A cerimônia de formatura será realizada no HSBC Arena, na Barra da Tijuca, no dia 11 de dezembro, às 19h. Estarão presentes, além de 4.500 alunos que representam os 7.000 formandos, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia; o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho ; o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto; e a gerente geral de Educação e Implementação da instituição, Vilma Guimarães. 

O programa Autonomia – uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Fundação Roberto Marinho – é implementado em todo o estado Rio de Janeiro, desde 2009, inclusive no interior. Da formatura participam alunos de vários bairros e municípios, como Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, Japeri, São Gonçalo, Niterói, municípios da região dos lagos, Teresópolis, Petrópolis, Itaguaí, Seropédica e Paracambi.

A exemplo do que acontece em outros estados brasileiros, o Rio de Janeiro tem altos índices de distorção idade-ano. Na prática, este problema pode ser traduzido em grandes gastos para os cofres públicos, na desestruturação do ensino regular e na exclusão de milhares de jovens que, depois de reprovações seguidas, acabam desistindo de estudar. Atualmente, 48% dos estudantes da rede pública de ensino estadual têm idade incompatível com o ano que cursam.

Como alternativa, o programa Autonomia, que adota a metodologia do Telecurso®, propõe uma aprendizagem contextualizada e colaborativa. Sua concepção pedagógica utiliza a cultura popular e explora as peculiaridades e regionalismos para trazer a vida para dentro da sala aula. Na cartilha dos principais pesquisadores na área de educação é esse o caminho: valorizar a experiência de cada aluno, apropriando-se dos mais modernos recursos tecnológicos, e oferecer a ele a oportunidade de buscar o próprio conhecimento, com vontade de sobra e – autonomia.

Nesse contexto, o papel do professor é fundamental. É dele a missão de mediar a aprendizagem e motivar o aluno. Para isso, cada educador envolvido também recebe uma formação continuada na metodologia do Telecurso®.

Serviço – Formatura do Autonomia
Terça-feira, 11 de dezembro de 2012, às 19h
HSBC Arena – Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3401
Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

 

Assessoria