Início Plantão Brasil Programa Cegonha Carioca comemora cinco anos com 193 mil mulheres atendidas

Programa Cegonha Carioca comemora cinco anos com 193 mil mulheres atendidas

 

 

Mais de 193 mil mulheres foram beneficiadas pelo Programa Cegonha Carioca no Rio de Janeiro, desde 2011, quando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou o projeto pioneiro no país.   O objetivo do programa, que preconiza a humanização do atendimento, é incentivar o pré-natal e reduzir a mortalidade materno-infantil.

 

 

 

 

Em 2015, 74% das gestantes realizaram sete ou mais consultas de pré-natal. Em 2010, antes da criação do programa, apenas 65% das futuras mães passavam pelo número ideal de consultas. Ano passado foram realizadas 473.624 consultas de pré-natal, mais do que o dobro do que em 2008, quando foram 205.145 consultas.

 

 

 

A partir do Cegonha Carioca, as futuras mamães podem visitar com antecedência as maternidades de referência onde terão seus filhos e recebem um kit com roupas para os recém-nascidos. As gestantes também contam com uma ambulância exclusiva para levá-las até a maternidade na hora do parto. O transporte é acionado por meio de uma central telefônica, que funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados, e conta com uma equipe de enfermeiros-obstetras para orientar as pacientes. Ao todo são 12 ambulâncias cegonha que já transportaram mais de 58 mil parturientes.

 

 

 

Nas maternidades, as gestantes contam com espaços para relaxamento durante o pré-parto e podem permanecer com um acompanhante de sua escolha para o momento mais importante: a hora do parto. Após o nascimento, as fotos dos recém-nascidos nas maternidades municipais podem ser acessadas no site da prefeitura. Informações como peso, altura, data e horário do nascimento também estão disponíveis no site.

 

 

 

Com a municipalização dos hospitais Albert Schweitzer, em Realengo, e Rocha Faria, em Campo Grande, a SMS passou a ser responsável por 90% dos nascimentos em maternidades públicas da cidade. Atualmente, são realizados cerca de 50 mil partos por ano na rede de atenção do município. Todas as maternidades públicas localizadas no município do Rio de Janeiro fazem parte do programa Cegonha Carioca: são 19 maternidades no total (municipais, estaduais, federais e universitárias).