Início Plantão Rio Programa de educação sobre uso da água

Programa de educação sobre uso da água

O que aprende na infância, a pessoa jamais esquece. Por acreditar nessa tese, a Companhia Estadual de Águas e Esgoto criou o Programa Cedae de Educação Ambiental nas Escolas, que pretende colocar na mente de meninos e meninas que estudam em escolas públicas estaduais e municipais a noção de que á água é um bem finito, se não for bem preservado. Com a presença da primeira-dama e presidente de honra do RIOSOLIDARIO, Adriana Ancelmo Cabral, e em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado hoje, a Cedae lançou oficialmente o programa nesta segunda-feira, pela manhã, no Cine Odeon, na Cinelândia, Centro do Rio.

Além de apresentar as linhas básicas do programa, a Cedae exibiu para uma platéia formada por crianças de projetos sociais do RIOSOLIDARIO um filmete chamado O Caminho das Águas, de Anne Raquel Sampaio, mostrando como esse líquido precioso é capturado, tratado e conduzido ao consumidor. Também foram distribuídos exemplares de uma revista infantil interativa, denominada Cuidando do Planeta, uma história em quadrinhos cujo personagem principal, o Chico Gota, e sua turma ensinam a garotada a tratar com responsabilidade a Natureza, e apresentado um ônibus adquirido pela Cedae para levar estudantes em visitas guiadas à Estação de Tratamento de Água do Guandu, em Seropédica, na Baixada Fluminense.

– O ônibus vai levar as crianças para conhecerem a maior estação de tratamento de água do mundo, responsável pelo abastecimento da população da Região Metropolitana, e assistir a palestras sobre uso racional da água, evitando o desperdício, e sobre utilização adequada das instalações sanitárias. Trata-se de temas essenciais para o futuro da humanidade. E para obtermos sucesso no futuro é essencial trabalhar o presente com as crianças – explicou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

O veículo, com ar condicionado e equipado com sistema de exibição de vídeos e filmes, poderá fazer, nos cálculos de Victer, mais de cem viagens por mês ao Guandu. Depois de visitar o ônibus e assisitir ao filme, a primeira-dama elogiou a iniciativa da Cedae.

– Não poderia ser melhor iniciar no Dia Mundial da Água esse trabalho de conscientização dos alunos de nossas escolas. Tudo foi feito com muito cuidado, o ônibus, o filme, que ensina e diverte as crianças, enfim, tudo com muita delicadeza e sensibilidade. É educando nossas crianças que elas aprenderão que as pessoas não podem poluir nossos mares, rios e lagoas nem jogar lixo nas margens dos cursos d´água – comentou Adriana Ancelmo Cabral.

A estratégia do programa visa transformar as crianças e jovens estudantes da rede pública de ensino em multiplicadores do conhecimento sobre uso adequado da água junto a familiares e amigos e com isso ajudar a salvar o planeta, porque sem água não há como homens e animais sobreviverem. Além do benefício a longo prazo, o programa da Cedae atende a compromissos assumidos junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) quando da candidatura do Rio à sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Fonte: Cedae