Início Plantão Rio Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal

Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal

O tradicional Bar Jobi, no Leblon, será, neste domingo (23/5), ponto de mais uma ação de coleta de óleo de cozinha usado, iniciativa da Secretaria Estadual do Ambiente. O produto será doado pelo estabelecimento comercial às cooperativas que integram o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (Prove), um dos mais importantes projetos da Secretaria.
 
A ação contará com as presenças da secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, do vice-governador Luiz Fernando Pezão, e do presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Luiz Firmino. Na ocasião, Marilene Ramos entregará ao proprietário do Bar Jobi o certificado de “apoiador” do Prove. Em seguida, o grupo acompanhará a coleta de óleo de cozinha usado em outros estabelecimentos comerciais do bairro, entre eles, o Bar Bracarense, o Chico &Alaíde e o Azeitona.
 
O programa, atualmente, já coleta uma média de 350.000 litros de óleo por mês, através de 50 cooperativas filiadas ao Prove em hotéis, restaurantes e bares. O produto é destinado para a produção de sabão pastoso.
 
O sistema inclui a coleta do produto com um caminhão-tanque cedido pela empresa Orla Rio, com capacidade para armazenar quatro mil litros do óleo. Operado pela Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (Febracom), o veículo percorre os locais de entrega distribuídos pela cidade e por municípios do Grande Rio, transportando o produto até os locais de reaproveitamento.
 
Para participar do sistema de reciclagem de óleo de cozinha é só ligar para o Disque-Prove (21 2598-9240/2598-9242) e para a Febracom (21 2223-2664/2260-3326).

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente