Início Plantão Rio Programa estadual de talentos apoia atletas no Judô

Programa estadual de talentos apoia atletas no Judô

 

Um dos atletas expoentes do judô, Victor Penalber, de 25 anos, integra o Talentos RJ, programa de apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O judoca já marcou seu nome na história do esporte brasileiro ao conquistar, no mês passado, a medalha de bronze no Mundial de Astana (Cazaquistão), melhor marca da carreira de Victor. A escolha pelo judô, de acordo com ele, foi ainda criança.

 

 

– Comecei com quatro anos, em uma escola perto de onde morava, na Tijuca. A paixão pelo quimono falou mais alto e, com sete anos, já estava competindo. Aos nove, já tinha sido campeão brasileiro – disse Victor, que participou dos Jogos Estudantis e Escolares da Juventude.

 

 

A crescente evolução do judoca o levou rápido à seleção brasileira, com apenas 17 anos.

 

 

– A gente passa a ter convívio com outros atletas de ponta, além de competir internacionalmente. É um estímulo – explicou o judoca.

 

 

Victor estreou em Pan- Americanos na edição deste ano. Voltou de Toronto como o terceiro melhor das Américas na categoria peso-meio-médio.

 

 

– O clima da competição é legal. Foi bem próximo de uma Olimpíada, já que também ficamos na vila e tivemos contato com atletas de outras modalidades – afirmou o atleta.