Início Plantão Rio Programa incentiva as mulheres empreendedoras do Rio de Janeiro

Programa incentiva as mulheres empreendedoras do Rio de Janeiro

Oferecer conhecimento em gestão a mulheres com pequenos negócios no Rio de Janeiro, para que estes se desenvolvam, se organizem, cresçam e gerem mais receita e emprego. Este é o objetivo do 10,000 Women – Mulheres Empreendedoras, programa fundado pelo Goldman Sachs e a Fundação Goldman Sachs e realizado pela Fundação Dom Cabral. As inscrições para a segunda turma no Rio de Janeiro já estão abertas. 

 

 

O curso provê capacitação em gestão de negócios e desenvolvimento de habilidades gerenciais, com bolsa integral, a 100 mulheres empreendedoras e proprietárias de pequenas empresas no Rio de Janeiro. A seleção prioriza somente mulheres que não dispõem de recursos financeiros para investir em capacitação. As inscrições para o processo seletivo vão até 1º de junho pelo site www.fdc.org.br/10000mulheres, onde há mais informações sobre o programa e o processo seletivo.

 

Desde 2009, 400 mulheres já foram treinadas por meio do 10,000 Women, pela Fundação Dom Cabral – três turmas em Belo Horizonte e uma no Rio de Janeiro. “Os resultados são gratificantes, temos observado que os negócios das empreendedoras que já passaram pelo curso apresentam reflexos positivos como o aumento na receita e na produção, a contratação e o treinamento de funcionários, a reforma e ampliação das instalações, a aquisição de equipamentos, o lançamento de novos produtos e outros”, informa Marcele Gama Viana, Gerente do Programa pela Fundação Dom Cabral.

 

O curso está dividido em oito módulos, que totalizam 160 horas/aula. Nele, as alunas aprendem sobre estratégia, finanças, marketing, gestão de pessoas, processos e, ainda, desenvolvem o plano de negócios de sua empresa.

 

Para se inscrever, as mulheres e suas respectivas empresas devem atender aos seguintes requisitos:
– Ter idade mínima de 21 anos;
– Ter o 2º grau completo;
– Ser sócia de um empreendimento (formal ou informal) com no mínimo um ano de funcionamento;
– Condição econômica que a impossibilite de arcar com investimento em capacitação em gestão empresarial;
– Ter, no mínimo, cinco funcionários (registrados ou não);

O Programa
O programa 10,000 Women – Mulheres Empreendedoras, do Goldman Sachs, é uma iniciativa global, cujo objetivo é o desenvolvimento do talento empreendedor, da capacidade administrativa e da educação gerencial de 10 mil mulheres em mercados emergentes ao redor do mundo. No Brasil, a Fundação Dom Cabral é uma das eleitas para a realização do programa e está incumbida de formar 800 mulheres, por meio de um curso de gestão de negócios. A iniciativa já atinge 42 países, como Afeganistão, África do Sul, China, Índia, Nigéria e Ruanda.

 

 

Fonte: Assessoria