Início Plantão Rio Programa Jovens Turistas premia professores do estado com viagem ao Rio

Programa Jovens Turistas premia professores do estado com viagem ao Rio

Um grupo de 30 professores da rede estadual, vindos de diversos municípios fluminenses, foi contemplado com um fim de semana de passeios turísticos e culturais pela cidade do Rio de Janeiro. A viagem, que faz parte do programa Jovens Turistas, foi oferecida pela Secretaria de Educação para premiar os docentes que tiveram o melhor desempenho no Saerjinho em 2012 (exame bimestral realizado pelo governo para avaliar a qualidade da rede).

Essa é a primeira vez que um grupo, formado exclusivamente por professores, participa do programa, que normalmente premia estudantes de escolas com bons resultados no exame estadual.

Nesta sexta-feira, o grupo – que vem de municípios como Itaguaí, Porciúncula, Natividade, Trajano de Moraes, Itaocara, Magé, Campos do Goytacazes, dentre outros – visitou o Corcovado, com direito a passeio de trenzinho. E nem a chuva conseguiu abalar a animação dos professores:

– É a primeira vez que venho ao Cristo Redentor e estou emocionada. A chuva não me atrapalhou e tirei muitas fotos lá em cima – disse a professora de inglês Wilsiana Ribeiro, de 26 anos, que mora em Itaocara. A docente ainda elogiou a iniciativa do governo em premiar os educadores:

– Principalmente para pessoas que, como eu, moram no interior, essa é uma oportunidade extraordinária. É um grande ganho cultural, porque temos a oportunidade de vivenciar uma realidade totalmente diferente da nossa, onde tudo é novidade – disse.

Carioca da gema, a professora Aline Santana de Souza Lima, de 31 anos, já tinha visitado o Corcovado quatro vezes. Mesmo assim, considerou o passeio uma chance de conhecer professores de outros municípios:

– Já vim ao Corcovado algumas vezes, mas é sempre bom voltar. É um passeio muito divertido. Além disso, pude conhecer professores de várias regiões do estado e isso é muito bom – afirmou Aline, que leciona no Colégio Estadual José Leite Lopes, na Tijuca (unidade que faz parte do programa Núcleo Avançado em Educação –Nave).

Os professores estão hospedados em um hotel no Largo do Machado e até domingo (16/12) visitarão o Sambódromo, o Parque das Ruínas, o Jardim Botânico e as praias de Ipanema e Arpoador.

 

Agência Brasil