A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, em parceria com o Movimento Nacional de Direitos Humanos, o Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos e a Plaraforma Dhesca Brasil realizam nesta segunda-feira (18/01), reunião seguida de entrevista coletiva sobre a polêmica envolvendo o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3).
O objetivo do evento, segundo o deputado Pedro Wilson (PT-GO), vice-presidente da CDHM, é apresentar o ponto de vista da Comissão e das entidades que participaram do processo de elaboração do PNDH-3 acerca das críticas ao Programa, que incluem acusações de autoritarismo e até de tentativa de golpe contra a democracia.
"Vamos fazer essa reunião para apresentar o nosso ponto de vista acerca dessa polêmica envolvendo o PNDH-3. É importante que haja o debate sobre as divergências pontuais, mas não podemos aceitar que acusem o Programa de peça autoritária, uma vez que ele é fruto de um processo riquíssimo que durou mais de dois anos, contou com a participação de milhares de pessoas e organizações em todo o Brasil, juntamente com o poder público", defendeu o parlamentar.
A reunião é aberta à participação da sociedade e a imprensa será convidada para a entrevista coletiva.
A reunião ocorrerá no plenário 9 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, a partir das 15h e será transmitida ao vivo pela TV Câmara.
Nota Pública CFP e CNDH/CFP: Sobre as tentativas de minimização da abrangência do III Plano Nacional de Direitos Humanos, leia aqui.
(http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/noticias/noticia_100115_001.html)
Fonte: Assessoria