A campanha Água Limpa para o Rio Olímpico lançada pelo programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, tem como meta chegar às Olimpíadas do Rio com 2016 nascentes protegidas. De acordo com estimativas do Rio Rural, o volume de água produzido em 2016 nascentes equivale a aproximadamente 2,6 mil piscinas olímpicas cheias por ano. Até o momento, 393 nascentes foram protegidas em várias regiões do estado com o apoio de agricultores familiares.
Para o secretário de Agricultura, Christino Áureo, a campanha é também uma aliada para acelerar o ritmo de adesão às práticas ambientais preconizadas pelo RioRural.
– A divulgação desses projetos fará com que os resultados se multipliquem. Nossa meta é simbólica, porém o potencial de preservação de nascentes em todo o estado é imenso – disse.
O Rio Rural disponibiliza até R$ 7 mil para que o agricultor adote práticas sustentáveis nas microbacias participantes do programa, incluindo proteção de nascentes e recuperação de matas ciliares, assim como projetos de geração de renda e técnicas mais eficientes de cultivo. Cada projeto executado permite preservar ou recuperar uma área equivalente a um campo de futebol.
As práticas de conservação de recursos hídricos ajudam a regularizar o ciclo da água e, assim, reduzir os custos de tratamento. Além disso, sua maior disponibilidade, diminui os efeitos da seca na pastagem e na lavoura, incrementando as produções agrícola e pecuária.
Termina neste sábado (31/03) a programação de conscientização sobre a importância da proteção de nascentes, que inclui palestras, plantios de mudas e visitas a nascentes protegidas com a participação de alunos e professores da rede pública.
Fonte: Governo do Rio