Início Plantão Rio Programação de 1 a 7 de junho no Oi Futuro Ipanema, no...

Programação de 1 a 7 de junho no Oi Futuro Ipanema, no Rio

Destaques:

 

· Última semana da exposição Based on a true story, de David Alan Harvey, no Oi Futuro em Ipanema;

 

· O projeto A.nota apresenta a cantora Dom La Nena no Oi Futuro em Ipanema, no dia 02 de junho, às 21h;

 

· No dia 4 de junho, às 21h, o Oi Futuro em Ipanema apresentará o espetáculo “What did you say”, do bailarino e coreógrafo francês Brahim Bouchelaghem, pelo festival internacional de dança urbana Rio H2K.

 

· Oi Futuro no Flamengo apresenta filme e debate sobre teatro experimental no quarto encontro do Ciclo Ato Criador, no dia 02 de junho, às 18h;

 

· O Museu das Telecomunicações, no Flamengo, comemorará o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 05 de junho, às 15h, com a construção de pequenas estufas.

 

· O Programa Educativo do Museu das Telecomunicações, no Flamengo, oferecerá, no dia 07 de junho, às 15h, uma oficina de Flip Book em homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro.

 

· O espetáculo infantil Todo Vagabundo Tem Seu Dia de Glória continua sua temporada no Oi Futuro no Flamengo, sábados e domingos, dia 23, às 16h;

 

· A peça O grande livro dos pequenos detalhes segue em cartaz no Oi Futuro no Flamengo, de quarta a domingo, às 20h;

 

· Segue em cartaz a exposição da artista finlandesa Eija-Liisa Ahtila no Oi Futuro no Flamengo.

 

Programação Oi Futuro no Flamengo

 

ARTES VISUAIS

 

EIJA-LIISA AHTILA

 

Curadoria: Catherine de Zegher

 

A artista contemporânea finlandesa Eija-Liisa Ahtila, uma das mais importantes da atualidade, apresenta uma exposição inédita no Brasil, ocupando todo o prédio do Oi Futuro Flamengo. Conhecida por trabalhos que se concentram em narrativas da vida humana, suas obras também contêm referências do teatro, pintura, cinema e televisão. Seus filmes são frequentemente mostrados em várias telas ou dentro de instalações complexas, fazendo com que as histórias se desenrolem simultaneamente no tempo e no espaço, criando assim uma experiência multicamadas que envolve o espectador, tanto física quanto emocionalmente.

 

Temporada: 14 de abril a 7 de junho | Níveis 2, 4 e 5

 

Terça a domingo, 11h às 20h

 

Entrada franca | Classificação etária: livre

 

“AO ARTISTA DE CIRCO, BYE, BYE BRASIL”

 

De: Gabriela Noujaim

 

Curadoria: Alberto Saraiva

 

A exposição, dentro do Projeto Technô, tem como ponto de partida a relação afetiva de Gabriela Noujaim com o livro escrito por seu pai, Jorge Gabriel Carvalho Noujaim, que narra a história de um artista de circo mambembe. Por associação, nasceu seu interesse pelo filme “Bye Bye Brasil” (1979, Cacá Diegues) e pelo grupo Tá na Rua, liderado pelo ator e diretor Amir Haddad. Gabriela pretende unir frames do filme às fotos do Grupo Tá na Rua, com uma frase do livro de seu pai.

 

Temporada: 14 de abril a 7 de junho | Vitrine Social

 

Terça a domingo, 11h às 20h

 

Entrada franca | Classificação etária: livre

 

EQUILIBRANDO-SE EM LUZ REVELAVA -SE

 

De: Luiz Ernesto

 

Curadoria: Alberto Saraiva

 

Artista plástico e ex-diretor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, desenvolve seu trabalho em diversos meios – desenho, pintura, objetos e fotografia, tendo como ponto de partida os objetos banais do cotidiano. O crítico Agnaldo Farias assim se referiu à obra do artista, durante uma exposição, em 1999: “As pinturas, desenhos e assemblages de Luiz Ernesto sempre se propuseram a animar as coisas de sua letargia para deixá-las transbordar, fazê-las abandonar seu estado inicial rumo a uma condição próxima”.

 

Temporada: 14 de abril a 7 de junho | Grande Campo 

 

Terça a domingo, 11h às 20h

 

Entrada franca | Classificação etária: livre

 

SABER

 

CICLO “O ATO CRIADOR”

 

Curadoria e Coordenação: Ana Lúcia Pardo

 

Quinta edição da série realizada desde 2006 no Oi Futuro, para discutir a experiência criativa como potencial transformador de processos e territórios, suas fronteiras e inter-relações com a vida em sociedade, a cultura e a arte no mundo contemporâneo.

 

Tema: “Ato criador: tradição e contemporaneidade”

 

Com: Mario Biagini

 

Diretor associado do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, tem sido um colaborador fundamental para a pesquisa prática no domínio da “Arte como Veículo” por mais de 20 anos. Trabalhando na equipe liderada por Thomas Richards, Biagini rapidamente se tornou um membro-chave da pesquisa do Workcenter.

 

Mediação: Tatiana Motta Lima

 

Professora adjunta do Departamento de Interpretação e da Pós Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO e autora do livro “Palavras Praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski”.

 

Dia 2 de junho, terça-feira, 18h

 

Entrada franca | Classificação etária: livre

 

As senhas serão distribuídas meia hora antes do evento.

 

Mais informações: http://www.ateatralidadedohumano.com.br/

 

ARTES CÊNICAS

 

O GRANDE LIVRO DOS PEQUENOS DETALHES

 

Dramaturgia: Alexander Kelly

 

Elenco: Cláudia Gaiolas, Michel Blois, Paula Diogo e Thiare Maia

 

O espetáculo é inédito e integra o projeto de intercâmbio e residência internacional Brasil – Portugal – Inglaterra, reunindo dois atores brasileiros (Michel Blois e Thiare Maia), duas atrizes portuguesas (Paula Diogo e Cláudia Gaiolas) e um dramaturgo inglês (Alexander Kelly). No enredo, duas histórias, como se fossem dois episódios de uma serie de TV. Uma locutora de rádio que dá noticias de trânsito resolve, um dia, fornecer as informações erradas, causando um caos na cidade. Em paralelo, um departamento secreto que tem a finalidade de causar distrações no mundo, para dar um colorido diário à vida das pessoas, fazendo com que elas olhem para outras coisas que não sejam seus próprios problemas.

 

De 8 de maio a 14 de junho, quarta a domingo, 20h | Nível 7

 

Entrada: R$ 20,00* | Classificação etária: 14 anos

 

Lotação: 48 lugares

 

Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.

 

A meia entrada é vendida somente com a apresentação da carteirinha e/ou documentos de identificação no ato da compra.

 

INFANTIL

 

TODO VAGABUNDO TEM SEU DIA DE GLÓRIA

 

Concepção e Texto: Thiago Pach

 

Direção Geral: Thiago Pach e Adren Alves

 

Elenco: Aline Carrocino, Felipe Frazao, Raquel Botafogo, Renata Celidonio, Taua Delmiro, Thiago Pach, Ton Carvalho, Wendell Bendelack

 

O musical infanto-juvenil inspirado no prólogo de “A Megera Domada”, de William Shakespeare, conta, de forma bem humorada, a história de um mendigo que, do dia para a noite, se vê na pele de um abastado nobre. Um rico Lorde, que encontra na rua desmaiado o maltrapilho Cristóvão Gerônimo, pede que seus criados o levem para seu palácio, o acomodem no melhor aposento e lhe deem o que há de melhor. Por pura diversão o Lorde pretende convencer o bêbado de que ele esteve louco e desmemoriado. O mendigo embarcará na farsa e logo esquecerá a sua antiga condição? Ou será que o feitiço se vira contra o feiticeiro?

 

De 23 de maio a 9 de agosto, sábado e domingo, 16h | Nível 7

 

Entrada: R$ 15,00* | Classificação etária: livre

 

Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.

 

A meia entrada é vendida somente com a apresentação da carteirinha e/ou documentos de identificação no ato da compra.

 

MUSEU DAS TELECOMUNICAÇÕES

 

É um espaço da memória, da experimentação e da contemporaneidade, totalmente interativo, que incorpora as mais avançadas tecnologias e tendências museográficas para contar a aventura da comunicação humana através de vídeos, sons, textos, imagens e objetos.

 

De terça a domingo, das 11h às 17h

 

Núcleo de Museologia: [email protected]

 

VISITAS MEDIADAS PARA GRUPOS

 

Exploram o acervo do Museu das Telecomunicações e as Galerias de Arte de forma participativa, dialogando com a história da comunicação humana e da tecnologia.

 

Terça a sexta, 10h, 13h e 15h, sábado, 11h

 

Quinta, especialmente, atendimento às 18h

 

Agendamento prévio pelo email [email protected]

 

ESTAÇÕES EDUCATIVAS

 

Jogos e atividades que propõem maneiras de conhecer e experimentar o acervo do Museu das Telecomunicações.

 

Domingos, 15h | Classificação etária: livre

 

Sujeito à lotação

 

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

 

Terrário – 5 de junho

 

Venha construir micro-terrários na área externa do Oi Futuro. O Terrário é uma pequena estufa, em que se recriam condições para cultivar plantas simulando o ambiente natural. Cria-se um pequeno mundo, a partir do qual é possível pensar a nossa relação com os espaços físicos e virtuais.

 

Sexta-feira, 15h | Nível 1

 

ESTAÇÃO EDUCATIVA

 

Oficina Flip Book – Dia 7 de junho

 

Em homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro, o Programa Educativo convida o público a criar um jogo óptico, o Flip Book.

 

Domingo, 15h | Nível 1 | Classificação etária: livre

 

Sujeito à lotação máxima de 10 pessoas

 

CAFÉ BARONI

 

Experimente as muitas delícias no cardápio do Café Baroni, herança italiana de bom gosto e bons sabores em um ambiente aconchegante. Sanduíches, saladas, sopas, massas, risotos, waffles, sorvetes… Funciona de terça a domingo, das 11h às 20h.

 

Programação Oi Futuro em Ipanema

 

ARTES VISUAIS

 

BASED ON A TRUE STORY

 

De: David Alan Harvey

 

Curadoria: Daniel Immel

 

Em 2012, o fotógrafo americano David Alan Harvey lançou uma fotonovela, narrada de forma criativa e interativa, na qual a ficção e a realidade se encontram, tendo o Rio de Janeiro como cenário de um capítulo autobiográfico, e que deu origem a uma exposição e livro. Priorizou características presentes em seu trabalho: a cultura latina, tecendo esta complexa teia de elementos sociais, históricos, comportamentais, onde a ficção ganha narrativa ao invés do documental. Um caso de amor por uma cultura que começou há dez anos, com o ensaio “Bahia” para National Geographic e o livro que o consagrou na fotografia internacional “Divided Soul”. Nesta exposição, no Oi Futuro, Harvey busca apresentar a origem desta relação, uma retrospectiva baseada nas nuances do romance, do suspense, da memória, e o desafio da leitura sugerida por um palco Shakeaspereano vivo e pulsante, refletindo os espetáculos que se constroem e se desconstroem enquanto o fotógrafo assiste e se inspira tanto no Rio de Janeiro, e onde tudo começou: na Bahia.

 

Temporada: 5 de abril a 7 de junho | Terça a domingo, 13h às 21h

 

Vitrine e Galerias 1 (térreo) e 2 (terceiro andar)

 

Entrada franca | Classificação etária: livre

 

MÚSICA

 

A.NOTA

 

Curadoria: Thiago Vedova

 

Novas bandas, lançamentos, novas misturas. A nova cena, a nova nota. O bem sucedido projeto de música retorna em 2015 com shows imperdíveis.

 

Dia 2 de junho – DOM LA NENA

 

Em seu novo disco, “Soyo”, produzido junto com Marcelo Camelo, Dom La Nena escreve e canta em português, francês, espanhol e inglês. Um convite à alegria, à delicadeza.

 

Terça-feira, 21h | Teatro

 

Entrada: R$ 20,00* | Classificação etária: 14 anos

 

A meia entrada é vendida somente com a apresentação da carteirinha e/ou documentos de identificação no ato da compra.

 

ARTES CÊNICAS

 

RIO H2K 2015

 

Direção: Miguel Colker e Bruno Bastos

 

O Oi Futuro é um dos palcos da quinta edição de um dos maiores festivais de dança urbana do mundo, o Rio H2K 2015.

 

Espetáculo “What Did You Say” – Brahim Bouchelaghem

 

Nascido em Roubaix, o bailarino e coreógrafo francês Brahim Bouchelaghem descobriu o hip-hop aos 12 anos, observando dançarinos na rua, até criar seu próprio estilo. “What Did You Say” é inspirado no trabalho de um dos seus mentores, o coreógrafo, bailarino e poeta norte-americano Carolyn Carlson, grande sucesso na França.

 

Dia 4 de junho, quinta-feira, 21h | Teatro

 

Entrada: R$ 20,00* | Classificação etária: livre

 

A meia entrada é vendida somente com a apresentação da carteirinha e/ou documentos de identificação no ato da compra
Veja a programação completa no site www.rioh2k.com.br.

 

CAFÉ MARZULLO

 

Cardápio variado. Mix de antipastos e bruschetas, saladas, massas e sanduíches, além de sobremesas deliciosas. Aberto de terça a domingo, das 13h às 21h.