Início Plantão Rio Programação variada espera pelos visitantes no estande da Alemanha na Bienal...

Programação variada espera pelos visitantes no estande da Alemanha na Bienal do Livro do Rio

Vários autores nacionais participarão das palestras e mesas-redondas, no estande dedicado à Alemanha na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, realização do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, da Feira do Livro de Frankfurt e do Goethe Institut.  A programação faz parte da Temporada da Alemanha + Brasil 2013-2014  sob o lema “Quando ideias se encontram”, com o objetivo de mostrar a moderna imagem da Alemanha aliada à economia e à cultura, bem como ao desenvolvimento da ciência, tendo a parceria com o Brasil como princípio. O estande está localizado no Pavilhão 3/Azul (G09/H10-H09-F10).

 

 

O escritor Ferréz  participará da Bienal no dia 6/09, às 19 horas, ao lado de Wladimir Kaminer no Encontro da literatura com a música, com mediação do jornalista  Silvio Essinger (O Globo).  Sempre com a cabeça tumultuada por muitas ideias, ele terminou recentemente o livro infantil A menina anna e o balão e ficou entusiasmado em participar da programação da Alemanha na Bienal: “Estou muito empolgado, e pretendo trazer a experiência de se fazer literatura no Brasil, e também poder recitar textos como fazemos aqui nas favelas para cativar os novos leitores. Sempre leio os alemães e tenho grande admiração também pela literatura Russa, conheço vários autores sim, tanto clássicos como atuais”.

 

 

Marcelo Backes estará dia 8 de setembro para a mesa-redonda Berlim – meca para escritores e artistas, ao lado de Wladimir Kamier e Olga Grjasnowa, com mediação de Dennis Gertenberger (Goethe Institut Rio). Ele fez as traduções de obras de Arthur Schnitzler, Franz Kafka, Hermann Broch e outros e diz que sempre se interessou pela literatura alemã: “Eu sempre me interessei pela literatura alemã e dominava a língua; eu precisava me sustentar mantendo minha liberdade e exercitando minha escrita: a tradução era o melhor caminho pra mim. Fazer tradução foi meu curso estendido e complicado de tiro ao alvo antes de virar caçador de búfalos numa pradaria que nem existe mais, e ainda assim exige precisão na pontaria para garantir a sobrevivência”.

 

 

Marcelo é fascinado pela cultura alemã: “Eu encontro as origens da minha educação, os processos que me ajudam a compreender o que sou, de onde eu vim, o que restou depois de cinco gerações de mundo brasileiro nos confins em que fui criado e que mal eram alcançados pelo braço institucional tupiniquim. Eu precisei conhecer a Alemanha pra saber que sou brasileiro de verdade, e como sou”.

 

 

Sobre Berlim, ele diz: “Berlim é o centro geográfico e cultural da Europa, um pote dadivoso entre a Escandinávia e os Bálcãs, entre a Europa Ocidental e o mundo eslavo. Uma cidade extremamente oriental, mas ocidental a ponto de satisfazer um nova-iorquino; uma cidade extremamente ocidental, mas oriental a ponto de um moscovita não se queixar dela”.

 

 

Confira programação do estande

06/09, sexta-feira

14h30

OFICINA PARA CRIANÇAS

(faixa etária: 6-10 anos): Animais

no Brasil e na Alemanha, seguida de

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

Autor e ilustrador: Axel Sche_ er

Mediação: Lenice Bueno da Silva

(Editora Salamandra)

20h00

FESTA: “Russendisko” [Balada

russa], uma festa original e bastante

conhecida na noite berlinense

Autor e DJ: Wladimir Kaminer

07/09, sábado

13h00

ENCONTRO: Axel Sche_ er & o Grúfalo

Autor e ilustrador: Axel Sche_ er

Mediação:

Ricardo Boturão (Brinque-Book)

13h30

OFICINA PARA CRIANÇAS:

Pintando o Grúfalo com o seu

ilustrador Axel Sche_ er

Mediação:

Ricardo Boturão (Brinque-Book)

16h30

BATE-PAPO com ilustradores do

Brasil, da Alemanha e Inglaterra

Autores e ilustradores: Roger Mello,

Ole Könnecke e Axel Sche_ er

Mediação: Rona Hanning

Em parceria com a Cosac Naify

18h00

LANÇAMENTO: “Degelo” (Companhia

das Letras) e performance, seguido

de sessão de autógrafos do autor, Ilija Trojanow

Mediação: Kristina Michahelles

08/09, domingo

12h00

ENCONTRO com o escritor e

e ilustrador: Ole Könnecke

Mediação: Solange Yokoi (WMF

Martins Fontes)

12h30

OFICINA PARA CRIANÇAS

(faixa etária: 6-10 anos): “O segredo

de Anton”, seguida de SORTEIO de

livros e SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

Autor e ilustrador: Ole Könnecke

Mediação: Solange Yokoi (WMF

Martins Fontes)

Em parceria com a WMF Martins

Fontes

15h00

MESA-REDONDA: Berlim – meca para

escritores e artistas

Com Marcelo Backes, Wladimir

Kaminer e Olga Grjasnowa

Mediação: Dennis Gerstenberger

(Goethe-Institut Rio de Janeiro)

18h00

FESTA DE ENCERRAMENTO:

“Russendisko” [Balada russa], uma

festa original e bastante conhecida

na noite berlinense

Autor e DJ: Wladimir Kaminer

Sobre o Ano Brasil Alemanha

Os responsáveis pelo projeto "Alemanha + Brasil 2013-2014" são o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, a BDI Brazil Board, o Goethe-Institut, o Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha e o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento. O Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) responde pela coordenação da programação científica. A direção do projeto está a cargo da BDI Brazil Board. Do lado brasileiro, a Temporada tem o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), do Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo (DWIH-SP), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil, da Prefeitura de São Paulo Cultura e do Serviço Social do Comércio (SESC). Patrocinadores Premium: Allianz, BASF, BMW, Bosch, Lanxess, Mercedes-Benz, Siemens, Volkswagen e ZF.

Confira a programação completa:www.book-fair.com/dgs_aktuell e www.goethe.de/brasilien/bienaldorio