O Almanaque da Rede, uma parceria da Secretaria de Educação com a escritora Sonia Rodrigues, realiza, nesta terça-feira (8/12), às 10h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, a premiação dos 12 alunos e dez professores vencedores do concurso de redação promovido pelo projeto. A subsecretária de Gestão da Rede e de Ensino, Teca Pontual, participará do evento.
Os alunos que escreveram as melhores narrativas e dissertações ganharão bolsas de estudo cedidas pelo sistema de aprendizado on line meuInglês, e o professor que enviou o maior número de redações para o concurso receberá uma viagem para Porto Seguro com direito a acompanhante. Os outros nove docentes de Língua Portuguesa ou Literatura que se destacaram no projeto receberão três livros cada um, exemplares de autores consagrados da literatura nacional e internacional.
Durante a premiação, atores do espetáculo Theatro Musical Brasileiro, com supervisão de Bibi Ferreira e direção de Fábio Pillar, apresentarão uma sessão especial, além de debater com os alunos temas como teatro e arte. Os cem alunos com melhor aproveitamento no ambiente online, ou seja, maior pontuação pelo número de participação nos blogs, também serão contemplados com menções honrosas.
Durante 2009, o projeto premiou, mensalmente, alunos e professores com passeios e eventos culturais. Foram promovidos debates sobre diferenças culturais e intolerância, por exemplo, com o Casseta Cláudio Manoel, diretor do filme Wilson Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei, e com o jornalista da Rede Globo Jorge Pontual.
Saiba mais
O projeto Almanaque da Rede, criado pela escritora Sonia Rodrigues (especialista em jogos educativos), foi adotado pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) em 2009, abrangendo 2.700 professores e 210 mil alunos do 1º. ano do Ensino Médio da rede estadual. O projeto tem como objetivo promover a inclusão digital e ensinar escrita criativa.
Além de interatividade, tecnologia, redes sociais, jogos e uma linguagem jovem e contemporânea, Almanaque utiliza o método Autoria, desenvolvido pela escritora a partir da sua tese de doutorado sobre roleplaying game, jogo de ficção criado nos Estados Unidos que lança mão de personagens, enredos e conflitos para ensinar a contar histórias.
O projeto foi bem recebido pelos professores e alunos. Os jogos criativos de construção de textos promoveram maior interação em sala de aula e muitos estudantes, sem acesso à internet, descobriram as possibilidades do universo digital.
Fonte: Governo do Rio