Início Plantão Rio Projeto apoiado pela CCR NovaDutra sediará II Encontro de Metais do Sul...

Projeto apoiado pela CCR NovaDutra sediará II Encontro de Metais do Sul Fluminense

O Projeto Música nas Escolas, de Barra Mansa (RJ), sediará o II Encontro de Metais do Sul Fluminense – um festival de música para músicos de metais e percussão. O evento, que acontecerá entre os dias 2 e 8 de julho, no Parque da Cidade, contará com diversas atividades musicais, como aulas, master classes e concertos, além de apresentações com alguns dos maiores músicos e professores de instrumentos de metais do país. O Projeto Música nas Escolas tem o apoio da CCR NovaDutra.

 

 

Organizado pela Banda Filarmônica do Rio de Janeiro (BFRJ) e apoiado pelo Projeto Música nas Escolas, o II Encontro de Metais do Sul Fluminense terá a direção artística de Antonio Henrique Seixas e a coordenação geral de Vantoil de Souza.

 

 

Nos últimos anos, Barra Mansa tem sido palco de grandes eventos de música e também reconhecida neste cenário. A cidade conta com uma excelente Orquestra Sinfônica, a qual tem recebido convidados renomados do mundo inteiro e se consagrado em grandes palcos nacionais. Além disso, o Projeto Música nas Escolas conta com outros conjuntos como a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, a Banda Sinfônica (Pentacampeã Nacional), a Banda Marcial, a Orquestra de Metais, a Orquestra de Câmara (Tremerata), o Quarteto de Cordas e a Orquestra de Jazz, entre outros.

 

 

Segundo o coordenador geral do Música nas Escolas e do II Encontro de Metais, maestro Vantoil de Souza, o Encontro do Sul Fluminense é uma excelente oportunidade de integração entre os jovens músicos da região e os músicos de todo Estado do Rio de Janeiro.

 

 

“Será uma semana de aulas com grandes músicos. Além disso, é uma nova opção para os jovens que não podem sair da região para atender aos cursos em outros Estados”, diz Vantoil.

 

 

O “Música nas Escolas” conta com o patrocínio da iniciativa privada – Light, Votorantim Siderurgia, Saint-Gobain, White Martins e CCR NovaDutra – por meio das Leis de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura (Governo Federal). Além disso, é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa a fim de cultivar a utilização da música como ferramenta pedagógica. Atualmente, já são mais de 22 mil alunos da rede pública de ensino atendidos pelo Projeto.

 

 

Além das aulas de música que contribuem para a formação cultural das crianças e adolescentes e cumprem um papel educativo e social, os conjuntos do Projeto Música nas Escolas ainda realizam concertos didáticos mensais nos colégios da rede municipal, possibilitando aos alunos o acesso a todos os tipos de instrumento que compõem as bandas e orquestras do Projeto, diminuindo o tempo ocioso deles e preparando-os para que sejam cidadãos conscientes. Para conhecer melhor o Música nas Escolas de Barra Mansa, acesse www.musicanasescolas.com .

 

 

Para saber mais sobre o encontro, acesse o site www.bfrj.com.br/encontrodemetais

 

Fonte: Assessoria