O Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, foi palco, neste sábado (15/12) à noite, de um espetáculo de música, luzes de Natal e integração cultural. A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) se apresentou na comunidade em comemoração aos 40 anos do projeto Aquarius – que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura através de concertos de música clássica ao ar livre – em um evento que ainda marcou a inauguração da árvore de Natal da comunidade, com direito a queima de fogos.
Esta é a segunda vez que a comunidade recepciona o projeto Aquarius: a primeira foi em 2011. Estiveram presentes ao evento o governador Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o secretário de Segurança José Mariano Beltrame, o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, entre outras autoridades do Estado.
– Posso comparar o espetáculo Aquarius deste ano com o de 2011 e, desta vez, o astral, o ambiente e a energia estão mais soltos. Claro que ainda temos muitos desafios, sobretudo no aspecto da empregabilidade e geração de investimentos sociais, mas o que avançamos no Complexo do Alemão é uma barbaridade. Nesse período já enfrentamos muitos obstáculos, mas o poder público está cada vez mais presente na comunidade – disse o governador, que elogiou a realização do projeto, pelo segundo ano consecutivo, na comunidade:
– Esse projeto já faz parte do calendário da cidade. E a presença dele no Alemão faz parte de nosso conceito de que não basta apenas trazer segurança. É preciso trazer arte, cultura e emoção para a comunidade. Ver as pessoas usufruindo e interagindo nesse evento é extraordinário, é gratificante e emocionante. Estou muito feliz! – afirmou o governador.
Integração entre a música erudita e popular
Regida pelo maestro Roberto Minczuk, a OSB tocou trechos da ópera “O morcego”, de Strauss, “Bachianas nº4”, de Villa-Lobos, e a suíte de “Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky. Em um exemplo de harmoniosa integração musical, a orquestra também dividiu o palco com percussionistas do Grupo Cultural AfroReggae e da cantora Alcione, que cantou sambas e encerrou o espetáculo cantando o clássico natalino “Noite feliz”.
Moradora da comunidade, a estudante Carol Lima, de 15 anos, prestigiou a atração com os amigos e se disse contente com a inclusão do Complexo do Alemão no roteiro cultural da cidade.
– Fico muito feliz que o Complexo do Alemão receba esses eventos musicais. O mais bacana do projeto Aquarius é que, além de ser um espetáculo que difunde a música clássica, também oferece atrações de outros estilos de música, e essa diversidade atrai um público muito grande na comunidade. Ficamos reunidos, em paz, só curtindo a música – disse Carol.
Árvore de Natal
Instalada no alto do Morro do Adeus, a árvore de Natal, montada pelo Banco Santander, tem 18 metros de altura e conta com 65 peças de decoração e 88 mil microlâmpadas. O auxiliar de plataforma Daniel Honório Barreto, de 37 anos veio com a mulher, Vanúzia Silva Araújo, de 27, e os filhos, Luiza e Davi, para apreciar a inauguração do símbolo natalino:
– Trouxe a família para ver o concerto e também para acompanhar a inauguração da árvore de Natal. As luzes da árvore e os fogos de artifícios são um belo espetáculo para as crianças – disse o morador da comunidade.
Já Vanúzia enfatizou a importância da realização do projeto para trazer entretenimento e união aos moradores do Complexo do Alemão:
– As crianças adoraram as apresentações musicais, e esses eventos são ótimos para distrair e unir ainda mais os moradores da região.