Início Plantão Rio Projeto CINEMÃO leva cinema de graça a áreas pacificadas ao longo...

Projeto CINEMÃO leva cinema de graça a áreas pacificadas ao longo do ano

Imagine um carro aparelhado para exibição de filmes nacionais, equipado com super projetor de imagem, telão, sistema de som, mega-fone,cadeiras e pipoqueira! Junte tudo isso a muita vontade de promover, difundir e estimular a cultura e o encontro social através do Cinema Brasileiro de uma forma prática, gratuita e eficiente. O resultado é o projeto CINEMÃO – Veículo de Ocupação Tática da Cultura, que ocupará espaços públicos marcados pela violência e ausência de aparelhos culturais.  A primeira sessão será no dia 23 de fevereiro, na Vila Olímpica Gamboa, no Morro da Providência, às 19h.  O filme em cartaz é  ‘A batalha do passinho: os muleque são sinistro’, longa metragem vencedor da mostra novos rumos do Festival do Rio 2012. Na sequência o Cinemão mediará um debate com a participação do diretor e personagens do documentário, além de integrantes da agenda pactuada do Fórum Social Contra o Extermínio da Juventude Negra, que promoverá também um diálogo com os moradores da Providência.

 

O projeto usa o cinema como ferramenta de inclusão, visibilidade e protagonismo social de grupos marginalizados.

 

Autor e diretor, Cid César Augusto, conta que teve a ideia em novembro de 2010, depois da tomada do Complexo do Alemão:

 

– É possível outro modelo de ocupação territorial desses espaços públicos.  O cinema é minha ferramenta de trabalho.   Acredito cegamente no poder transformador da cultura – arma mais poderosa que o fuzil. 

E o Cinemão é – em si – um ato político da sociedade e do Cinema Brasileiro.  – disse o cineasta, jornalista e produtor.

 

CINEMÃO pretende promover ao longo do ano 288 sessões gratuitas de cinema, sempre nos fins de semana, seguidas de debate com os realizadores e a comunidade local. O projeto deverá atingir mais de 150.000 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

 

 

A partir de acordos com a Programadora Brasil e outros distribuidores nacionais, o CINEMÃO funcionará como uma ação divulgadora e democratizadora da produção nacional. Isso fará com que o cinema brasileiro chegue a uma parcela da população com dificuldade de acesso a cultura, seja por razão financeira, locomoção ou barreira cultural. O projeto possui uma extensa lista de simpatizantes, como o cineasta Walter Salles, o apresentador Danilo Gentili / CQC,  os atores Bruno Gagliasso e Matheus Nachtergaele, entre outros. 

 

O link dos vídeos com o testemunho de diversas personalidades declarando apoio ao projeto em: 

http://www.youtube.com/watch?v=o7RJoKCNaMI

 

CINEMÃO tem patrocínio do Ministério da Cultura, Banco Itaú e Cirúrgica Fernandes e apoio da Epson, UNIC (Centro de Informação das Nações Unidas — ONU), UPP Social / Instituto Pereira Passos – IPP. 

Carioca Filmes e Maranduva Filmes são as produtoras responsáveis.

 

Todos os vídeos sobre o CINEMÃO no link: http://www.youtube.com/user/cinemao1?feature=watch

 

Serviço: CINEMÃO

Local: Vila Olímpica Gamboa, Morro da Providência

Data: 23 de fevereiro, sábado

Horário: 19h

Classificação: livre 

Entrada Gratuita.

 

Serviço para a Imprensa:

Pedro Carrion

(21) 8134.9327

[email protected]

 

RoMa in Press

Roberta Mattoso

(21) 8108.9896

[email protected]com.br