Início Plantão Barra Projeto da nova sede da CBF

Projeto da nova sede da CBF

O Rio ganhará, em 2012, um complexo administrativo e esportivo de excelência. Além da nova sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o lugar terá uma moderníssima e bem aparelhada concentração da seleção brasileira e o Museu do Futebol. O complexo ficará na Avenida Salvador Allende 5.500, na Barra da Tijuca, ao lado do 31º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e próximo do Autódromo de Jacarepaguá e do Riocentro, com a Lagoa de Jacarepaguá ao fundo.

Nesse lugar paradisíaco, ainda inabitado, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, recebeu, na manhã desta segunda-feira, o governador Sérgio Cabral, o ministro do Esporte, Orlando Silva, o prefeito Eduardo Paes, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, o secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, e demais convidados para o lançamento da pedra fundamental do complexo. Para a construção do projeto, foram fundamentais os esforços da prefeitura e do governo do estado com o objetivo de garantir para a cidade a partida final da Copa de 2014, o Centro de Mídia da competição e o quartel-general da Fifa durante o Mundial.

Cabral saudou os presentes e parabenizou a CBF pelo projeto. O governador estava apressado porque à tarde viaja com o prefeito para Copenhague, onde acompanharão, até sexta-feira, a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre a sede das Olimpíadas de 2016. Ele antecipou em quem votará o presidente da Fifa, que também é membro do comitê executivo do COI.

– Ele declarou o voto no Rio. A expectativa é a melhor possível. Vamos com tudo. O povo brasileiro torcendo, o Rio de Janeiro torcendo. Vamos chegar lá, se Deus quiser – afirmou Cabral.

O presidente da CBF apresentou um vídeo institucional sobre o projeto. Num amplo terreno, com mais de cinco mil metros quadrados, doado pela Prefeitura do Rio, a entidade terá um complexo com moderna arquitetura, adequado aos mais altos padrões e exigências para o treinamento profissional, garantindo as melhores instalações para jogadores, treinadores, dirigentes e visitantes. Muito bem localizada, a nova sede da CBF pode facilmente ser acessada por quem vem de qualquer lado da cidade.

Anexo à nova sede, o novo centro de treinamento da CBF terá mais de 12 mil metros quadrados de área construída e contará com três campos de futebol, quadra coberta e um dos mais avançados centros de fisioterapia e condicionamento físico do mundo. Além de instalações modernas para atletas e imprensa, o projeto prevê quadras de areia, espaços para eventos, pistas de cooper, um parque ecológico com mais de quatro hectares de vegetação preservada e estacionamento para mais de 400 veículos.

– Já reuni a comissão técnica e quem presta assessoria à CBF para equiparmos este complexo com o que existe de melhor no mundo. Este complexo terá uma novidade em relação às outras concentrações: a parte de hospedagem dos jogadores e comissão técnica ficará fora dos campos de treinamento, alojados num hotel que iremos construir aqui especialmente para esta finalidade – afirmou Teixeira, antecipando que as instalações do centro serão ocupadas pela Fifa de 2012 a 2014 como quartel-general da instituição até o fim da Copa do Mundo.

A construção e montagem do museu será financiado pela Prefeitura do Rio. Orçado em R$ 20 milhões, ele é um antigo desejo da CBF, que possibilitará o registro histórico do futebol no país.
– O Museu do Futebol representará uma contribuição fundamental para deixar para a posteridade a rica história do futebol brasileiro e das gerações de jogadores e desportistas que construíram essa trajetória vitoriosa – disse o presidente da CBF.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, depois de dizer que o Brasil é a única seleção do mundo que garantiu presença nos dois próximos mundiais, elogiou o projeto da CBF.

– Este centro de concentração, de alto rendimento, de qualidade estará à altura deste grande país de quase 200 milhões de habitantes e do futebol que pratica. Esporte que significa muito para sua população por seus aspectos sociais e culturais e também econômicos – enfatizou Blatter.

O ministro do esporte, Orlando Silva, reafirmou mais uma vez o compromisso do governo federal e do presidente Lula para a realização da Copa de 2014 no Brasil. Antes, elogiara a parceria do governo estadual e da prefeitura para permitir à CBF a construção de um complexo de excelência como o que será erguido na Barra.

– Essas instalações já serão um legado da Copa do Mundo de 2014 para a cidade e para o país que tem o melhor futebol do mundo. Tenho certeza, que o Mundial de 2014 será memorável, histórico e orgulhará todos os brasileiros – apostou Orlando Silva.

Também estiveram presentes o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, o paraguaio Nicolas Leoz, e o presidente da Associação de Futebol da Argentina, Julio Grondona, o técnico e auxiliar técnico da seleção brasileira de futebol, Dunga e Jorginho, entre outras personalidades.

 

 

Fonte: Governo do Rio