Início Plantão Barra Projeto de Lei Complementar institui a Transolímpica como Área de Especial Interesse...

Projeto de Lei Complementar institui a Transolímpica como Área de Especial Interesse Urbanístico

transolimpica

 

Na terça-feira, dia 4 e na quinta-feira, dia 6 de agosto a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) realiza audiência pública para apresentar e discutir com a população o Projeto de Lei Complementar que institui a Área de Especial Interesse Urbanístico (AEIU) Transolímpica. No dia 4,  o projeto será apresentado às 18h no auditório da Universidade Castelo Branco, em Realengo,  e na quinta, dia 6, também às 18h, no auditório da Universidade Estácio de Sá, na Taquara.

 

Fotos Beth Santos/PCRJ
Fotos Beth Santos/PCRJ

 

O projeto AEIU consiste em um plano de revitalização urbanística, a fim de compatibilizar a densidade urbana com a disponibilidade das Infraestrutura para as áreas sob influência dos Corredores Transolímpica e trecho da Transcarioca, situado na Região de Planejamento de Jacarepaguá. E, contou com a participação de diversos órgãos municipais, estaduais e federais ligados às questões urbanísticas e ambientais da região.

 

 

 

A proposta é atualizar a legislação urbanística considerando a nova dinâmica urbana destas áreas fazendo com que essas medidas possibilitem a aplicação de recursos em obras prioritárias, requalificando dos espaços públicos, protegendo e preservando o patrimônio histórico e cultural e buscando meios de promover a regularização urbanística. Desta forma, será ampliada a capacidade de intervenção do poder público na região, trazendo benefícios para toda a coletividade.

 

 

 

O destaque fica por conta da maior integração das áreas particulares com os logradouros públicos e a arborização das calçadas, do fortalecimento dos centros de comércio e serviços; o estímulo à diversidade de usos nos setores, o incremento da arborização urbana, e a criação de áreas de convivência e lazer requalificando a ambiência urbana.

 

 

 

 

 

A Universidade Castelo Branco fica na Avenida Santa Cruz, 1.631. Já a Universidade Estácio de Sá (Campus R9) fica na Rua André Rocha, 838.

 

 

Prefeitura da Cidade do Rio de janeiro