Início Plantão Rio Projeto EcoModa comemora um ano com formatura na Mangueira

Projeto EcoModa comemora um ano com formatura na Mangueira

formatura-ecomoda-na-MangueiraO projeto EcoModa, da Secretaria do Ambiente, comemorou nesta quinta-feira (17/7) um ano de existência e de êxito na Mangueira. Realizada no Centro Cultural Cartola, na comunidade, a formatura dos 150 alunos da terceira turma do programa contou com desfile de moda com as criações dos alunos e com a apresentação da cantora Nana Cosac, cujo repertório foi todo de canções de Cartola. Cerca de 400 pessoas estiveram na cerimônia. A banda local Batuque Favela também tocou durante a festa.

 

 

Implantado em 2012 na comunidade da Zona Norte do Rio, o EcoModa oferece cursos de qualificação profissional na área de moda sustentável. Segundo a chefe da Superintendência de Território e Cidadania da Secretaria do Ambiente, Ingrid Gerolimich, devido ao sucesso, o tempo de curso foi aumentado de 3 para 6 meses. Além disso, a partir do dia 10 de agosto, a superintendência passará a promover mensalmente a Feira de Ecoempreendedores na Mangueira, com o objetivo de vender a produção confeccionada no curso e de abrir espaço para quem quer investir no próprio negócio.

 

 

– O melhor retorno é ver que a comunidade abraçou o projeto. Este auditório cheio demonstra que é possível ver lixo (roupas usadas) como valor agregado e que a comunidade está, mais uma vez, mostrando o seu valor – disse Ingrid, lembrando que, com a formatura da terceira turma, o EcoModa soma 450 beneficiados, até o momento.

 

 

A partir de tecidos e roupas usadas, entre outro produtos recicláveis, o EcoModa promove cursos de corte e costura, modelagem, desenho e ilustração de moda, bordado, estamparia, serigrafia e acessórios. O objetivo é estimular a formação de uma nova consciência ambiental em relação à produção da moda, com o reaproveitamento de materiais diversos.

 

 

– Investir na qualificação e na criatividade da comunidade é tudo de bom. Isso é cidadania, é autoestima nos olhos das meninas. Estamos dando a oportunidade às pessoas de fazerem lixo virar luxo, de aprenderem a fazer coisas lindas e criativas a partir de roupas que seriam descartadas – afirmou o secretário do Ambiente, Carlos Minc.

 

 

Sonho de ser estilista

Com o sonho de ser estilista, a estudante Daniele Nunes, de 18 anos, formou-se em corte e costura, seu terceiro curso do Ecomoda. A moradora da Mangueira já concluiu também os módulos de estamparia e desenho de moda.

– Sou apaixonada por moda. Mas nunca me imaginei estampando uma roupa. É meio mágico: quando a gente tira a tela e visualiza a estampa, é demais – contou Daniele.

 

 

Um pouco mais velha, mas igualmente animada, a bancária Sandra de Souza, de 52 anos, completou o módulo de modelagem. Moradora de Madureira, ela aproveitou para fazer o curso e contar com a bolsa mensal de R$ 120, depois de perder o emprego. Enquanto reorganiza a vida, Sandra planeja abrir um negócio com colegas de capacitação, no futuro.

 

 

– O curso é excelente, adorei. Tivemos aulas de empreendedorismo e acho que isso incentiva muito as pessoas – disse Sandra, que tem como hobby confeccionar artigos de carnaval.

 

Governo do Rio