Início Plantão Rio Projeto Iguaçu realiza Fórum

Projeto Iguaçu realiza Fórum

A Secretaria estadual do Ambiente e seu órgão vinculado, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) – responsáveis pelo Projeto de Controle de Inundações, Urbanização, Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios Iguaçu, Botas e Sarapuí os Rios, o conhecido PAC da Baixada  – fazem nesta sábado (18/7), o 1º Encontro para Formação do Fórum Regional de Participação e Controle Social do Projeto Iguaçu.

O encontro consiste no processo de participação e controle social sobre o Projeto. A FASE  – contratada para o desenvolvimento do componente socioambiental do Projeto Iguaçu –  juntamente com o INEA, estão formando sete comitês locais de acompanhamento ao longo da bacia.
Este encontro tem ainda como objetivo aprimorar o processo de participação e controle social através da criação do Fórum Regional de Participação e Controle Social do Projeto Iguaçu.

O Fórum é instância regional, que pretende articular todos os espaços de participação relacionados aos recursos hídricos e ao saneamento ambiental. Nesse sentido, estão convidados a participar do evento, todas as secretarias municipais e seus respectivos conselheiros municipais da cidade e de meio ambiente, os membros do Comitê de Bacia da Baía de Guanabara, os representantes dos Comitês Locais de Acompanhamento do Projeto Iguaçu, do Comitê de Saneamento da Baixada Fluminense, das Federações das Associações de  moradores dos municípios para pactuarmos as atribuições e a dinâmica de funcionamento do Fórum Regional de Participação e Controle Social sobre o Projeto Iguaçu.
 

Fonte: Secretaria Estadual do Ambiente