Início Plantão Barra Projeto Jovens Turistas

Projeto Jovens Turistas

O governador Sérgio Cabral lançou, nesta sexta-feira (28/8) o projeto Jovens Turistas – Viajar, Conhecer, Aprender, no Colégio Estadual Vicente Januzzi, na Avenida das Américas, 6.120, na Barra da Tijuca. O projeto vai oferecer a possibilidade de estudantes do Ensino Médio conhecerem a cidade do Rio de Janeiro, através de viagens nos fins de semana. Eles ficarão alojados em escolas da rede pública de ensino.
 
 
As unidades escolares selecionadas pertencem a municípios que apresentam um índice menor de desenvolvimento, e muitos de seus alunos terão a sua primeira oportunidade de viajar e conhecer outra cidade. Cabral e a secretária de Educação, Tereza Porto, escolheram o município de Japeri para receber o projeto pela primeira vez. Cerca de 80 alunos, de dez escolas,chegaram ao colégio da Barra da Tijuca, nesta sexta-feira, para passar o fim de semana na Cidade Maravilhosa.
Segundo Cabral, além do fim de semana na capital carioca, os estudantes receberam carteirinhas do Albergue da Juventude, uma forma de estimular o turismo e oferecer preços mais em conta para os adolescentes.
 
 
– É uma alegria estar aqui, realmente estou vivendo um momento muito especial. Isto é a carteira da Federação dos Aberguistas. Vocês vão receber esta carteira. Assumi no Brasil a Federação Brasileira dos Albergues. Nós bolamos no Brasil um sistema de credenciar casas, sítios e lugares turísticos para que se transformassem em albergues, e nós tínhamos uma equipe que os validava. O sistema brasileiro passou a entrar no mundo inteiro, e no exterior vi que eles usavam escolas públicas, que estavam em lugares de destino turísticos, como hospedagem. Quando assumi o governo, chamei a Tereza Porto e disse que gostaria de implantar isto. A escola tem que ser cada vez mais um lugar valorizado, não só para que os jovens tenham aula, mas um ícone para a comunidade – destacou o governador.
 
 
O programa Jovens Turistas entregou aos alunos de Japeri um kit contendo camiseta, boné e uma máquina fotográfica. Os estudantes participarão de uma oficina em que vão aprender a produzir vídeos web 2.0, além de registrar momentos em fotografias. Estes registros serão postados no site Conexão Aluno. Segundo a secretária de Educação, este é o primeiro passo para que outras escolas sejam atendidas pelo projeto.
 
 
– Vamos levar o projeto para o Norte e o Noroeste Fluminense. Esta foi uma determinação do governador Sérgio Cabral. Queremos possibilitar viagens à Região dos Lagos, a cidades serranas, a outros municípios do Estado do Rio, integrando os alunos e gerando uma grande troca de informações – disse.
 
 
Neste fim de semana, os estudantes terão uma programação intensa de atividades. Hoje, haverá a ambientação – salas de aula foram transformadas em dormitórios. Amanhã, sábado, haverá uma oficina com o grupo Cultural AfroReggae, atividades no laboratório de informática, um passeio ao Corcovado e ao Maracanã. Os alunos também assistirão a uma sessão de filme no Cine Odeon, no Centro. No domingo, os estudantes visitarão o Museu Nacional e retornarão a Japeri.
 
 
De acordo com Assessoria de Comunicação da pasta de Educação, inicialmente serão realizadas dez viagens mensais, com grupos de 80 alunos em cada uma, de diferentes municípios. Os estudantes das escolas escolhidas foram selecionados pelo bom desempenho nos estudos.

Fonte: Governo do Rio