A Secretaria de Estado de Educação em parceria com o grupo Melanina Carioca lançou, na segunda-feira (23/11), o projeto "Levanta Cabeça – Qual é a sua história?", no Instituto de Educação Clélia Nanci, em São Gonçalo. Direcionado aos jovens da rede estadual de ensino, o projeto faz uma celebração à Consciência Negra de uma maneira inovadora e contemporânea, promovendo diversas atividades de impacto dentro das escolas. Essas atividades vão acontecer também, ao longo da semana, em outras três escolas do estado: além do Clélia Nanci, o Centro Interescolar Miécimo da Silva (Campo Grande) e os Institutos de Educação Carmela Dutra (Madureira) e Rangel Pestana (Nova Iguaçu) também oferecerão as dinâmicas do Levanta Cabeça.
A secretária de Educação, Tereza Porto, chegou à unidade pela manhã e foi recepcionada pela diretora do Instituto de Educação, Marisa Caria Ribeiro; pela coordenadora de Diversidade Educacional da Seeduc, Rita de Cássia; e pelos integrantes do grupo Melanina Carioca (formado por atores do Nós do Morro), entre eles Micael Borges, David Santos, Luis Otávio, Jonathan Azevedo e Jeferson Brasil. A atriz e poetisa Elisa Lucinda e o fotógrafo Maurício Hora também estiveram presentes, assim como professores, coordenadores e algumas pessoas da comunidade.
– Estou muito feliz de estar aqui, pois esse projeto foi pensado com muito carinho pela Secretaria de Educação, por meio do departamento de Diversidade Educacional. Mas é importante lembrar que o trabalho que começa hoje, ainda tem muito caminho pela frente. Queremos que cada um de vocês levante a cabeça e escreva sua própria história – comemorou Tereza Porto.
E a coordenadora de Diversidade, Rita de Cássia, completou:
– Estamos numa escola de formação de professores, e precisamos compreender o nosso papel enquanto agentes de transformação, capazes de contribuir significativamente para o desenvolvimento desses jovens e ajudá-los a encontrar a sua própria forma de expressão artística. No meu caso encontrei a arte de ensinar – declarou Rita.
Depois da apresentação do vídeo da campanha, com todos os 10 integrantes do Melanina Carioca, o produtor e rapper Marcelo Silva deu início à primeira atividade com os alunos, a Dinâmica da Imagem, com Maurício Hora. O fotógrafo fez um apanhado geral sobre a história da fotografia, desde a importância do Olhar do profissional até conceitos básicos, como a utilização de câmeras fotográficas.
– O mais importante é conseguir construir o olhar e muita gente fecha os olhos pra isso – afirmou Mauricio.
No final desta dinâmica, os alunos ainda receberam 10 câmeras fotográficas para registrarem, durante dez minutos, qualquer imagem dentro da escola. Depois, o resultado foi exibido para todos.
Em seguida, os alunos participaram da Dinâmica da Palavra, com Elisa Lucinda e a também poetisa Geovana Pires. A ideia desse encontro é que os jovens façam uma reflexão da vida – as dificuldades e as conquistas – e de que forma a poesia pode ser utilizada como mais uma ferramenta de inclusão social e expressão artística dessa juventude.
– Sempre usei a Palavra para conseguir tudo que eu quis – afirmou Elisa Lucinda, que recitou ainda, de forma singular, alguns poemas de sua autoria e de autores históricos, como Olavo Bilac e seu “Pássaro Cativo”. Os alunos ainda ganharam uma canja da atriz com a música “Palavras ao Vento”, imortalizada na voz da cantora Cássia Eller.
Antes do almoço, os estudantes participaram ainda de um bate-papo super descontraído com os integrantes do grupo Melanina Carioca e Nós do Morro. A lição que ficou de todos foi de luta, garra, sonho e muita perseverança:
– Nada no mundo vem de graça, é preciso ter disciplina e trabalhar muito – disse David Santos.
O objetivo do projeto Levanta Cabeça – Qual é a sua história? é incentivar e fortalecer a autoestima dos jovens, principalmente aqueles situados em risco social, a partir da afirmação de suas raízes culturais, expoentes musicais e estéticos; refletir como a juventude se percebe e enxerga a questão do respeito e dignidade através de exercícios que estimulem a reflexão e a criatividade; além de criar referências positivas através das ferramentas que a indústria cultural dispõe, buscando uma maior aceitação das temáticas trabalhadas.
Fonte: Secretaria de Educação