Os livros infantis correspondem a 40% das vendas do Mais Leitura, projeto que representa a democratização da leitura
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O projeto Mais Leitura, iniciativa da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, disponibiliza livros entre R$ 2 e R$ 4 para a população fluminense. O objetivo é garantir acesso à informação e ao aprendizado, além de formar novos leitores.
Em 2014, o projeto vendeu mais de 800 mil livros. Os infantis corresponderam a 40% das vendas. Para a coordenadora do projeto, Roberta Babo Fernandes, o Mais Leitura representa a democratização da leitura.
“Acredito que estamos formando leitores do futuro. Afinal, 40% do nosso público é infantil. O acesso aos livros é fundamental e os preços baixos contribuem para formação desses leitores do futuro”, afirmou Roberta.
Os livros podem ser encontrados em quatro agências fixas e também nas itinerantes, que percorrem 46 municípios do estado, disponibilizando aproximadamente 350 mil exemplares.
Os estandes fixos estão no Shopping Bay Market, em Niterói, na região metropolitana, nas unidade do Rio Poupa Tempo do Bangu Shopping, na zona oeste, São Gonçalo Shopping, também na região metropolitana, e Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, Baixada Fluminense.
O diretor-presidente da Imprensa Oficial, Haroldo Zager, informou hoje (6) que o projeto prova que o brasileiro gosta de ler. “O projeto dá uma nova visão dos brasileiros, principalmente em grupos sociais sem acesso aos livros. Demonstra que o brasileiro quer ler. Tem sede de ler e os livros a partir de R$ 2 dão acesso a algo que é eterno e transforma a sociedade”, disse.
Entre as cidades que recebem o projeto, Petrópolis, na região serrana, é a líder de vendas, com cerca de 20 mil exemplares vendidos em dez dias. O Mais Leitura também está em comunidades pacificadas, estações de metrô e de trem, terminais rodoviários, escolas e universidades, feiras e eventos.
As agências fixas funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, e aos sábados, de 9h às 13h. Os interessados nos estandes itinerantes podem consultar os locais na página do projeto no Facebook.
Da Agência Brasil