Início Plantão Rio Projeto “Parques Lineares” nas comunidades

Projeto “Parques Lineares” nas comunidades

O prefeito Eduardo Paes estará nesta sexta-feira (07/05) – pelo segundo dia consecutivo – na Ilha do Governador. A região recebe até domingo (9 de maio) a 6ª edição do projeto “Prefeitura Itinerante”. Paes e toda a sua equipe de trabalho percorrem os vários bairros da Ilha e comunidades da Maré, ouvindo as necessidades da população e anunciando um conjunto de obras e melhorias num investimento superior a 60 milhões de reais.
 
A agenda desta sexta-feira, 7 de maio, começa às 9 horas com uma reunião do prefeito com integrantes da Associação Comercial e Empresarial da Ilha do Governador (ACEIG), durante um café da manhã. Eduardo Paes vai apresentar projetos importantes para a região – como o Transcarioca (o corredor expresso de ônibus que orginalmente ligaria Barra à Penha e foi ampliado até o Aeroporto Internacional Tom Jobim), o Asfalto Liso, o novo hospital municipal da Ilha, as obras nas linhas Amarela/Vermelha, a construção dos Espaços de Desenvolvimento Infantil e as Clínicas da Família. 
 
 
Parques Lineares
 
Depois do encontro com os empresários, o prefeito Eduardo Paes lança, às 10 horas, o início das obras do projeto “Parques Lineares”, desenvolvido em parceira pela Secretaria Municipal de Obras e a concessionária Lamsa, em comunidades às margens das linhas Vermelha e Amarela, diante dos Painéis Culturais (ou barreiras acústicas). O objetivo é promover melhorias de urbanização, através de áreas de lazer e arborização, em áreas ociosas de 21 comunidades carentes ao longo das duas vias expressas que dão acesso à região da Ilha do Governador, totalizando intervenções numa área superior a 40 hectares, com investimentos de quase 20 milhões.
As melhorias incluem a implantação de ciclovias, calçadas, parques infantis, módulos comunitários, quiosques, quadras esportivas e áreas de lazer e convivência. 
O primeiro trecho a sofrer intervenções será à beira da Linha Vermelha e tem cinco quilômetros de extensão, beneficiando diretamente quatro comunidades da Maré: Morro do Timbau, Vila dos Pinheiros, Conjunto Pinheiro e Parque Ecológico. Lá haverá quadras, praça e recuperação da ciclovia. Além dessas quatro, mais nove comunidades da Maré serão contempladas em breve com o projeto “Parques Lineares”: Parque União, Rubens Vaz, Nova Holanda, Nova Maré, Baixa do Sapateiro, Conjunto Bento Ribeiro Dantas, Vila do João, Parque Alegria e Parque Boa Esperança.

 

Fonte: Prefeitura do Rio