A Zona Oeste do Rio, uma das áreas mais carentes da cidade, foi escolhida pelo prefeito Eduardo Paes para receber a segunda etapa do projeto “Prefeitura Itinerante”. Por causa do tamanho da região que ocupa quase metade de toda a área do município, o prefeito resolveu dobrar o tempo previsto de permanência.
A primeira etapa da “Prefeitura Itinerante” na Zona Norte durou uma semana e, agora, a da Zona Oeste vai se estender por duas semanas. A partir do próximo domingo, 17 de maio, todos os órgãos da administração municipal dedicarão atenção especial aos 21 bairros que fazem parta da chamada "Área de Planejamento 5"(AP-5): Bangu, Padre Miguel, Senador Camará, Gericinó, Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Inhoaíba, Cosmos, Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Guaratiba, Barra de Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Realengo, Deodoro, Vila Militar, Campo dos Afonsos, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos.
O prefeito vai instalar seu gabinete na sede da subprefeitura da Zona Oeste, em Campo Grande. Durante 14 dias, Paes vai permanecer na região, sem, no entanto, descuidar das demais áreas da cidade. A exemplo da primeira etapa do projeto, que levou uma série de melhorias para 22 bairros da Zona Norte, o prefeito vai visitar comunidades, ouvirá sugestões dos moradores e anunciará um grande número de obras para a região. "O meu governo vai cuidar de perto de todas as áreas da cidade. Assim como a Zona Norte, a Zona Oeste também foi esquecida pelo poder público durante muitos anos. Com a `Prefeitura Itinerante`, reafirmamos o nosso compromisso com todos os moradores dessa região de melhorar as condições de vida. E estamos trabalhando duro para isso desde o meu primeiro dia como prefeito" – declarou Eduardo Paes.
Obras e serviços em todos os bairros
Os bairros da Zona Oeste receberão um mutirão de serviços, que inclui limpeza e capina das ruas, retirada de entulhos, poda de árvores, recuperação da iluminação pública e da pavimentação das principais vias. O prefeito vai anunciar investimentos em infra-estrutura e urbanização, além de projetos para saúde, educação e transporte.
O encerramento da “Prefeitura Itinerante” será no dia 30 de maio, com uma reunião do prefeito com todos os secretários municipais para fazer um balanço das duas semanas na Zona Oeste e dos cinco primeiros meses de governo.
Domingo de Ações de Saúde em Realengo
A "Prefeitura Itinerante da Zona Oeste" será aberta oficialmente no domingo, com um grande mutirão de ações de saúde na localidade do Barata, em Realengo. O evento "Celebração da Saúde e da Cidadania" vai incluir também medidas de combate ao mosquito transmissor da dengue e a retomada das obras no posto de saúde local, que estavam paradas desde administração passada.
Depois de inaugurada, a unidade terá capacidade para atender até 15 mil pessoas. Na Praça Eco Barata, haverá vacinação contra a gripe para os idosos e orientações sobre saúde bucal com distribuição de kits odontológicos e corte de cabelo gratuito.
Também estará à disposição de quem passar pelo local informações sobre alimentação e nutrição e verificação de pressão arterial. Ao longo do dia, haverá ainda apresentações teatrais e de música para alertar sobre a importância da prevenção à Dengue. Exposições, maquetes e experiências de laboratório vão explicar às crianças o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti.
Radiografia da Zona Oeste
A região é a maior da cidade em extensão, com 592 km2, o equivalente a 48% do tamanho do município do Rio. Somados, os 21 bairros possuem mais de 1,5 milhão de habitantes, só perdendo em população para a Zona Norte.
Significa dizer que um em cada quatro moradores do Rio de Janeiro vive na área contemplada pela segunda etapa da "Prefeitura Itinerante`. Santa Cruz, Guaratiba e Inhoaiba estão entre os bairros com os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade.
Fonte: Prefeitura