A ONG Doutores da Alegria recomeçou a agenda de apresentações em unidades de saúde, com o projeto Plateias Hospitalares, que promove programação cultural voltada para os pacientes. Até o fim de novembro, serão 35 apresentações, que se alternam entre sete hospitais estaduais. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Saúde.
Nos trabalhos que serão apresentados, os artistas exploram o lúdico, com um jardim todo feito de tecidos, histórias de reis e princesas, além de palhaços que circulam com uma rádio móvel. A ONG Doutores da Alegria também seleciona e prepara os grupos artísticos que levam suas criações para o ambiente hospitalar.
– Participando desse projeto, buscamos levar a vida para dentro do hospital. Mesmo através das histórias mais simples, o público tem a chance de rever sua trajetória e pensar em questões existenciais de forma poética, lúdica. Para o artista, também é uma experiência importante, pois ampliamos nosso lugar de atuação para além dos espaços culturais tradicionais – disse Cadu Cinelli, do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias.
Apresentação inesquecível
Segundo Cadu, uma apresentação na pediatria do Hospital Adão Pereira Nunes foi inesquecível.
– O grupo estava na brinquedoteca, mas havia uma criança que estava em estado grave, que não podia se levantar do leito. Conseguimos levar uma parte da história até ela. Foi emocionante – afirmou Cadu.
Os hospitais Azevedo Lima, Eduardo Rabello, Alberto Torres, Santa Maria, Rocha Faria, Tavares Macedo e Adão Pereira Nunes receberão o projeto.
Governo do Rio