O projeto Praia Para Todos – Lazer e Desporto Adaptado nas Praias Cariocas foi lançado hoje, dia 24, na praia da Barra com o apoio da Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, que viabilizou intervenções físicas na infra-estrutura local a fim de melhorar o acesso dos deficientes. A Prefeitura instalou um sinal sonoro para travessia de deficientes visuais, realizou melhorias nas rampas de acesso ao calçadão e à praia, está ampliando o número de vagas especiais para pessoas com deficiência no entorno da Praça do Ó, e instalará um piso tátil para deficientes visuais, saindo das vagas especiais até a praia.
O subprefeito Tiago Mohamed inaugurou as instalações e se disse muito feliz em participar do projeto. “É uma grande satisfação poder viabilizar a realização desse projeto. A praia é o lugar mais democrático da cidade, por isso todas as pessoas devem usufruir desse espaço”, declarou o subprefeito.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 10% da população mundial apresenta algum tipo de deficiência. No Brasil, são cerca de 24,6 milhões de pessoas. O objetivo é desmistificar a imagem de passividade atribuída às pessoas com deficiência. As soluções são aparentemente simples, mas significativas para aumentar a liberdade de circulação. O projeto Praia para Todos terá uma infra-estrutura básica, que inclui esteira para passagem de cadeiras de rodas, cadeiras anfíbias e de banho – de fácil deslocamento pela areia e que ainda flutua na água – e tendas.
A iniciativa, inédita no mundo, é da ONG Espaço Novo Ser e terá caráter itinerante, para que possa estar em diferentes cenários litorâneos e comunidades cariocas. O projeto conta com o patrocínio da Michelin, com o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da RIOinclui e tem o objetivo de potencializar valores e atitudes pessoais e sociais, por meio de prazerosos momentos de descontração e lazer em pleno ar livre.
Fonte: Subprefeitura da Barra – Edna Ferreira