Início Plantão Barra Projeto praia para todos leva lazer e esporte aos deficientes

Projeto praia para todos leva lazer e esporte aos deficientes

 

Uma organização do Instituto Novo Ser, acontece todo o sábado na praia da Barra da Tijuca, Posto 3, de 9h às 14h. A retomada do projeto, no dia 4 de fevereiro deu a largada para a quarta edição, que pretende manter as atividades até o final do verão.

 

Em 2009 o projeto passou pelas praias da Barra da Tijuca, Copacabana, Ipanema e Piscinão de Ramos, fixando-se em 2010 na Barra da Tijuca. A intenção do PRAIA PARA TODOS é seguir negociando com a Prefeitura do Rio e buscar mais patrocinadores visando oferecer à sociedade outros pontos fixos acessíveis no extenso litoral carioca. Os coordenadores do projeto pretendem fazer do Posto 3 um modelo de acessibilidade para outros pontos da cidade.

 

A iniciativa tem como objetivo aumentar a integração da pessoa com deficiência com a natureza e o esporte, promover mais sociabilidade e, ainda, despertar a atenção da opinião pública que ainda não oferece estrutura adequada.
Todas as atividades oferecidas serão ministradas e realizadas sob a orientação de profissionais especializados das áreas de educação física e fisioterapia, além de estagiários e voluntários do Instituto Novo Ser, organizadora e produtora do Projeto. O PRAIA PARA TODOS tem como mantenedora a empresa Radix e conta com o apoio institucional da Subprefeitura da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, da Orça Rio e do Blog Mão na Roda.

 

Serviços oferecidos pelo PRAIA PARA TODOS:
• Esteira para passagem de cadeiras de rodas,
• Cadeiras anfíbias – de fácil deslocamento pela areia e que ainda flutuam na água,
• Atividades esportivas adaptadas como frescobol, vôlei sentado de praia, peteca e surf adaptado
• Jogos recreativos, piscininha infantil
• Handbike
• Tendas de apoio
• Locais acessíveis com vagas de estacionamento reservadas, rampas de acesso à areia, sinalização sonora e banheiros adaptados.

 

O PRAIA PARA TODOS atende às necessidades de aproximadamente 50 pessoas com deficiência, acompanhantes e familiares por dia. Na edição passada mais de 1.500 pessoas foram beneficiadas diretamente.

 

A advogada Danielle Gilson, 36 anos, freqüentadora do PRAIA PARA TODOS, destaca a importância da iniciativa em sua vida. “Voltei a jogar frescobol, atividade que não praticava desde os 19 anos quando descobri um tumor na medula que provocou limitação no movimento das pernas”. Atualmente representa o PRAIA PARA TODOS nas Travessias do mar, como Rei e Rainha e X-Terra.

 

O renomado surfista Rico de Souza, um dos apoiadores e voluntários, vê a oportunidade como uma boa forma de contribuir para a sociedade. “É importante procurar saber as dificuldades que um cadeirante enfrenta em seu dia a dia. Da mesma forma que o esporte me ajudou, acreditou que pode ajudá-los também. Quando fomos convidados, me prontifiquei a dar aulas, pois acho que é uma maneira de minimizar algumas dificuldades que eles possam enfrentar”, explica ele.