Início Plantão Rio Projeto Resgatando Cidadania beneficia mais de cinco mil idosos

Projeto Resgatando Cidadania beneficia mais de cinco mil idosos

Projeto-Resgatando-CidadaniaNo início deste mês, a Fundação Leão XIII, vinculada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, deu início a mais uma rodada do projeto Resgatando Cidadania. Com o objetivo de levar atendimentos sociais a diversas comunidades cariocas, a nova edição do evento já beneficiou mais de cinco mil pessoas, com consultas médicas e oftalmológicas, doação de óculos, cirurgias de catarata e serviços de resgate social e de cidadania.

 

De acordo com a coordenadora do programa, Luciane Araújo, a estimativa é atender a cerca de 12 mil moradores de toda a Região Metropolitana até a primeira quinzena de setembro. Nos próximos meses, a ação será estendida aos municípios do interior do estado.

 

– À medida que atendemos aos moradores, que são previamente cadastrados, abrimos novas vagas. Além disso, fazemos o acompanhamento médico dos idosos, para que possam, futuramente, realizar a cirurgia de catarata – explicou Luciane.

 

O evento já foi realizado nos municípios de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, São Pedro da Aldeia, na Baixada Litorânea, além das localidades de Sepetiba, na Zona Oeste, Campinho e São Cristóvão, na Zona Norte.

 

Além dos serviços na área de saúde, houve emissão de certidões, carteiras de identidade e de trabalho. A ação social contou ainda com cabeleireiros e manicures.

 

Moradora da comunidade Barreira do Vasco, em São Cristóvão, a dona de casa Terezinha Cavalcante, 70 anos, comemora a oportunidade de realizar, ainda este mês, a cirurgia de catarata.

 

– Fui diagnosticada há quatro anos, mas não tive condições financeiras para fazer a cirurgia – disse Terezinha.

 

Governo do Rio