Início Plantão Rio Projetos de comunidades pacificadas serão apresentados na Rio+20

Projetos de comunidades pacificadas serão apresentados na Rio+20

Comunidade do Borel

Seis comunidades pacificadas do Rio foram convidadas a participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, através do Governo do Estado. Para isso, representantes da Cidade de Deus; do Pavão-Pavãozinho/ Cantagalo; Chapéu-Mangueira/ Babilônia; Vidigal; Rocinha e Alemão apresentaram seus projetos ligados ao desenvolvimento sustentável, social e educacional.

 

Com ajuda de investimentos do Estado, líderes comunitários esperam que as iniciativas sejam permanentes. É o caso das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana, cujo projeto é a realização de uma feira cultural, que reuniria mais de 50 artistas locais.

 

– Isso vai fazer com que a própria comunidade reconheça seus valores. É um legado – afirmou o presidente da Associação Social Comunitária, Luis Carlos Dionsísio.

 

Os projetos serão exibidos nas comunidades, paralelamente, durante a realização da conferência Rio+20, de 13 a 22 de junho deste ano.

 

– Vamos sugerir que chefes de estado e comitivas participantes da conferência visitem essas comunidades e conheçam as iniciativas dos moradores – disse Marco Aurélio Casimiro, assessor de Cooperação Internacional do Governo do Estado.

 

O objetivo é que toda a população do Rio se envolva nos temas discutidos pela Rio+20.

– Essa é a primeira vez que há um engajamento comunitário para participação em um evento deste porte através do Estado. Isso representa inclusão social, acessibilidade e desenvolvimento sustentável – afirmou Daniel Misse, superintendente de Territórios da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

 

Programação nas comunidades:
• Cantagalo/Pavão/Pavãozinho – Feira de economia solidária com passeio pelas comunidades para conhecer ONGs e artistas locais.

• Chapéu Mangueira e Babilônia – Festa Junina e apresentações culturais em vários pontos das comunidades.

• Cidade de Deus – II Jogos Abertos da Cidade de Deus, Jornada de Educação Socioambiental e o evento Maré Rumo à Rio+20.

• Complexo do Alemão – Atividades serão realizadas nos espaços do teleférico e irão mostrar os equipamentos públicos, privados e de ONGs.

• Rocinha – Entrega de documento sobre desenvolvimento sustentável com evento no Parque Ecológico e feijoada na Escola de Samba.

• Vidigal – Jornada cultural que inclui com apresentações de teatro, dança, capoeira e esporte, inclusive o rúgbi.