Início Plantão Mundo Projetos sociais do Rio apresentados na França

Projetos sociais do Rio apresentados na França

A secretaria estadual de Esporte e Lazer, Marcia Lins, participou, na sexta-feira, dia 4 de novembro, da Conferência Internacional Esporte e Empresa, promovida pela Michelin, em sua sede, na cidade de Clermont-Ferrand, na França, para comemorar os 100 anos de compromisso da empresa com o esporte. Ao lado do Ministro do Esporte da França, David Douillet, a secretária apresentou os projetos e o compromisso do Estado do Rio de Janeiro em apoiar e promover ações de responsabilidade social através do esporte.
 
Ao dar boas-vindas aos participantes do evento, o prefeito da cidade, Serge Godard, destacou a prática do esporte como fator fundamental para o crescimento saudável da população. Clermont-Ferrand é a maior cidade da região de Auvergne, possui 524 clubes e 143 locais para a prática desportiva. Segundo o prefeito, cinco mil crianças praticam esporte nas escolas.
  
Marcia Lins participou do painel “Esporte e Responsabilidade Social”, mediado pelo jornalista francês Pascal Le Guern. Também estavam no painel Glauce Ferman, diretora de Relações Institucionais e Governamentais da Michelin; Kirk Harrison, da empresa Barcleys Spaces for Sports, e Stephani Rismont, da Danone Nation Cup. Todos falaram sobre a importância e o impacto positivo no desenvolvimento de ações que envolvem esporte, educação e integração social. Também estiveram presentes, entre outras autoridades, o presidente do Comitê Nacional Olímpico de Esportes da França, Denis Massegleia, e o presidente da Michelin, Michel Rollier
 
Durante sua exposição para cerca de mil pessoas, entre atletas franceses e empresários envolvidos com a questão do esporte e responsabilidade social, Marcia Lins falou sobre a importância da prática desportiva dentro das comunidades e explicou como a vida de milhares de crianças e jovens no Rio de Janeiro mudou com a criação da Unidade de Polícia Pacificadora. A secretária explicou a importância da inclusão social em todos os eventos esportivos, apoiados pela Secretaria de Esporte e Lazer, e apresentou algumas parcerias de sucesso nas comunidades pacificadas, como o Projeto Zico 10, de futebol, a Escolinha Bernardinho, de vôlei, a ginástica da ex-técnica Georgette Vidor e o crescimento do interesse pelo caratê e outras artes marciais.
 
Os programas Rio 2016 e Bolsa Atleta também foram apresentados na palestra. Clermont-Ferrand é uma cidade com mais de dois mil anos de história, mas somente a partir do século XX ganhou impulso em seu crescimento, graças à indústria dos pneus conduzida pela Michelin. Além de oferecer trabalho na indústria, no comércio e nos serviços, a cidade dispõe também de um ensino de alta qualidade, com duas grandes universidades, o que a torna a 16ª cidade francesa num ranking de ensino, com cerca de 40 mil estudantes.
  
Parcerias
 
A secretária Marcia Lins reuniu-se com empresários ligados ao esporte, entre eles, Didier Besseyre, Presidente da Associação Européia de Esporte na Empresa. A entidade possui um programa de incentivo para que as empresas ofereçam condições para a prática de esportes pelos funcionários. Nesse programa, os movimentos dos funcionários são monitorados e eles são incentivados a dar 10 mil passos por dia. 
 
Marcia Lins explicou que, a partir deste encontro, será formalizada uma parceria cujo objetivo principal é aproximar franceses e brasileiros, dando a todos qualificação.
 
– Isso também inclui intercâmbio entre atletas/estudantes, que voltam para o Brasil com uma noção da língua e informação, já em preparação para nosso receptivo durante os Jogos Olímpicos de 2016 – explicou.
 
A secretária vai encaminhar para a França informações sobre os projetos desenvolvidos pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, e o presidente Dideir Besseyre fará uma avaliação.
 
– A ideia é que esses jovens fiquem em casas de família. Eles já fazem algo semelhante na Inglaterra e farão um levantamento até o final do ano. Nosso objetivo é criar um termo de cooperação técnica para realizar esse programa – afirmou. 
 
Outro encontro importante para a criação de uma parceria foi com Jacques Champay, presidente da ASM – Associação Esportiva Montferrandense -, que tem interesse em desenvolver um programa de intercâmbio com atletas do Rio nas áreas de rugby, boxe e judô. A ASM tem 100 anos e muita experiência e ofereceu a oportunidade de fazer intercâmbio entre atletas do Rio de Janeiro e de Clermont-Ferrand com patrocínio da Michelin.
  
Já o vice-presidente da ASM Clermont Auvergne de Rugby profissional, Jacques Pineau, mostrou-se aberto para desenvolver um termo de cooperação para melhorar o nível técnico do rugby no Brasil e fazer intercâmbio de treinadores e jogadores. Marcia Lins acredita que a entrada do rugby, pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em 2016, seja a oportunidade para profissionalizar o esporte.
 
– Eles possuem atletas de alto rendimento, que certamente vão ajudar no desenvolvimento dos nossos. Ano que vem eles terão um evento grande, com times da França e de outros países da Europa, e seria interessante o Brasil participar para integrar ainda mais e estimular a prática desse esporte – concluiu a secretária.

Fonte: Governo do Rio