A promoção de aniversário do supermercado Guanabara que acontece nesta sexta-feira já causa problemas na unidade da rede na Taquara, na Zona Oeste do Rio. No Twitter, usuários relatam tumulto e quebra-quebra no local. Uma pessoa, que pediu para não ser identificada, afirma que sua mulher desistiu de fazer compras com medo da confusão, que começou por volta das 8h, quando o estabelecimento abriu as portas. Segundo as primeiras informações, a confusão seria generalizada, e clientes chegaram a quebrar estandes do lado de fora da loja.
Guardas municipais e policiais do 18º BPM (Jacarepaguá) estiveram no local. A polícia confirma o tumulto, no entanto, diz que se houve quebra-quebra, ocorreu antes da chegada da policiais ao supermercado. Ainda segundo a PM, o estabelecimento seria pequeno demais para suportar a grande quantidade de pessoas que está no local. A assessoria do Guanabara ainda não se pronunciou sobre o caso.
Por causa das promoções do Guanabara, o trânsito já começou a ser prejudicado em alguns trechos próximos às unidades da rede. Em Sulacap, o tráfego segue lento na Avenida Intendente Magalhães, no sentido Campo dos Afonsos. Reflexos já atingem a Rua Japoré.
Em Irajá, há engarrafamento na Rua Anibal Porto no sentido Monsenhor Felix. O mesmo acontece na Rua Maxwel, no Andaraí, que apresenta congestionamento com retenções chegando à Rua Uruguai.
Em Niterói, a Nittrans faz operação para neutralizar os impacto de promoções de aniversário do supermercado. A prefeitura de Niterói montou um esquema especial de trânsito para evitar os engarrafamentos provocados em função das promoções de aniversário do supermercado Guanabara, na Avenida Marquês do Paraná, no Centro. O estacionamento foi proibido na região.
No ano passado, assim como nos anteriores, por conta das ofertas, o trânsito na cidade parou, sendo registrados quilômetros de congestionamentos.
A promoção tem previsão para durar 41 dias. Durante esse período será proibido o estacionamento em trechos das ruas São João, Visconde de Sepetiba e Marechal Deodoro, abrangendo aproximadamente 150 vagas. Serão destacados 10 agentes de trânsito e seis guardas municipais, com apoio de policiais militares, por turno de trabalho. Para evitar a formação de filas de carros à entrada do supermercado. O estacionamento do Guanabara será fechado quando constatada a lotação das vagas.
De acordo com a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), uma das principais determinações dadas à administração do supermercado foi a inclusão de recomendação, nas peças de publicidade da campanha, para que os clientes deem preferência ao transporte coletivo no deslocamento na chegada e saída do supermercado.
Fonte: Agência O Globo