Início Plantão Rio Pronatec Copa reabre inscrições em 117 municípios brasileiros

Pronatec Copa reabre inscrições em 117 municípios brasileiros

O Ministério do Turismo reabriu na manhã de sexta-feira (29) as inscrições do programa Pronatec Copa. Até o próximo dia 16, os interessados podem se inscrever para as 40 mil vagas distribuídas em 117 municípios brasileiros. Consulte a lista de cidades contempladas aqui.

 

Para concorrer a uma das vagas do programa, os interessados deverão solicitar o ingresso exclusivamente pelo site www.pronateccopa.turismo.gov.br. São 29 cursos profissionalizantes para ocupações da área de turismo e, ainda, capacitação nos idiomas inglês, espanhol e libras (Língua Brasileira de Sinais). Os cursos são integralmente presenciais, gratuitos, e duram entre 160 e 360 horas/aula.

 

As aulas serão realizadas em unidades dos parceiros executores do programa: entidades do Sistema S e institutos federais de educação.

 

EMPRESAS, PRIORIDADES E PRÉ-REQUISITOS
Empresas que tenham interesse em formar turmas de colaboradores devem entrar em contato com as unidades estaduais/municipais do Senac ou pela central telefônica do Ministério do Turismo: 0800 606-8484. Todos os empreendimentos participantes receberão uma identificação do governo federal, atestando que o estabelecimento fez parte da preparação do país para a Copa do Mundo de 2014.

 

Portadores de deficiências, profissionais que já trabalham com turismo e moradores das seis cidades-sede da Copa das Confederações 2013 terão prioridade na pré-matrícula. Nesta etapa, os cursos de inglês e espanhol são exclusivamente ofertados para empregados do setor de turismo. Para todos os candidatos, a idade mínima exigida é 18 anos. Após a confirmação de matrícula, os alunos terão direito a auxílio estudantil (transporte e alimentação).

 

 

Segundo o Ministério do Turismo, somente durante os 30 dias da Copa de 2014, a expectativa é que 600 mil estrangeiros visitem o Brasil e três milhões de brasileiros circulem pelo país. Em 2014, a projeção do MTur é que o país receba 7,2 milhões de turistas estrangeiros, que deixarão US$ 9,2 bilhões em divisas.

 

Fonte: Assessoria