Início Plantão Barra Provas paralímpicas de rua exigem esquema especial na Instalação Pontal

Provas paralímpicas de rua exigem esquema especial na Instalação Pontal

 

 

Entre os dias 14 e 17 de setembro, as provas paralímpicas de rua na Instalação Pontal vão alterar a rotina dos bairros Recreio dos Bandeirantes e Barra de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade.  As operações especiais contemplam pontos de bloqueio, proibição de estacionamento, rotas alternativas, acessos de pedestres e logística operacional. O início das competições está marcado para às 8h do dia 14 de setembro e às 9h30 entre os dias 15 e 17 de setembro na altura da Praça Tim Maia, utilizando diversos circuitos na região do Pontal, Prainha, Grumari, Barra de Guaratiba e Serra da Grota Funda. As competições terminam todos os dias por volta das 16h. Durante o horário de interdições nem mesmo os moradores poderão circular nas vias de competição.

 

 

 

O Centro de Operações do Rio irá monitorar toda a área do evento, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios no Pontal. Para chegar ao local, a recomendação é utilizar a estação BRT Gilka Machado, no Recreio.

 

 

 

Para preservar a circulação dos veículos de serviço e garantir a segurança para a circulação de pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento estará proibido das 21h de 12 de setembro às 17h de 17 de setembro na Estrada do Pontal (entre Gilka Machado e Estrada Estado da Guanabara); Avenida Lucio Costa, entre Reserva e Gilka Machado; na Reserva; na Benvindo de Novaes entre Lucio Costa e Newton Fontoura Reis; na Av. Pedro Moura ambos sentidos entre Lucio Costa e Rua Acontecências; e na Projetada 1w. 

 

 

 

Das 21h de 14 de setembro às 17h de 17 de setembro, o estacionamento estará proibido na BW projetada; Paulo Tapajós; Av. Estrada do Guanabara; Estrada do Grumari; Estrada Roberto Burle Marx; Av. das Américas (trecho da Serra da Grota Funda até Estrada do Pontal); Estrada do Pontal entre Av. das Américas e Estrada Estado da Guanabara). 

 

 

 

Todos os locais terão sinalização especifica de proibição de estacionamento que deverá ser respeitada pelos motoristas. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

 

 

 

As principais interdições ocorrem de 12 a 17 de setembro na Avenida Lúcio Costa, sentido Barra, entre Avenida Gilka Machado e Avenida Albert Sabin.  No dia 14 de setembro, as interdições ocorrem entre meia-noite até 18h, na Avenida Lúcio Costa, sentido Barra, entre Avenida Gilka Machado e o número 9.600 (exclusive); Avenida Lúcio Costa, sentido Guaratiba, entre o número 9.600 (exclusive) e a Avenida Gilka Machado; Estrada Benvindo de Novaes, entre a Av. Lúcio Costa e a R. Newton Fontoura Reis.

 

 

No dia 15 de setembro, os bloqueios prosseguem entre meia-noite e 18h na Avenida Lúcio Costa, sentido Barra, entre Avenida Gilka Machado e o número 9.600 (exclusive); na Avenida Lúcio Costa, sentido Guaratiba, entre o número 9.600 (exclusive) e a Avenida Gilka Machado; na Estrada Benvindo de Novaes, entre a Av. Lúcio Costa e a R. Newton Fontoura Reis; e Av. Pedro Moura entra a Av. Lúcio Costa e R. Acontecências.

 

 

 

No dia 16 de setembro, as interdições acontecem entre meia-noite e 12h na Avenida Lúcio Costa, sentido Barra, entre Avenida Gilka Machado e o número 9.600 (exclusive);Avenida Lúcio Costa, sentido Guaratiba, entre o número 9.600 (exclusive) e a Avenida Gilka Machado; Estrada do Pontal, entre Avenida Gilka Machado e Avenida Estado da Guanabara; Avenida Estado da Guanabara, entre a Estrada do Pontal e a Prainha (inclusive). A partir das 12h até às 15h, as interdições serão realizadas na Avenida Lúcio Costa, sentido Barra, entre Avenida Gilka Machado e o número 9.600 (exclusive); Avenida Lúcio Costa, sentido Guaratiba, entre o número 9.600 (exclusive) e a Avenida Gilka Machado; Estrada Benvindo de Novaes, entre a Av. Lúcio Costa e a R. Newton Fontoura Reis; Av. Pedro Moura entra a Av. Lúcio Costa e R. Acontecências. A partir das 15h até às 18h, na Avenida Lúcio Costa, sentido Barra, entre Avenida Gilka Machado e a Rua Eduardo Pederneiras. O acesso de moradores do trecho interditado da Estrada do Pontal poderão sair da área bloqueada até 9h e após as 12h no dia da competição.

 

 

 

No dia de competição, 17 de setembro, de meia-noite até 16h30, ocorrem os fechamentos da Avenida Lúcio Costa, sentido Barra, entre Avenida Gilka Machado e o número 9.600 (exclusive); Avenida Lúcio Costa, sentido Guaratiba, entre o número 9.600 (exclusive) e a Avenida Gilka Machado; Estr. Benvindo de Novaes, entre a Av. Lúcio Costa e a R. Newton Fontoura Reis.A partir das 7h até 16h30, a interdição se estende para Avenida Lúcio Costa, sentido Barra, entre Avenida Gilka Machado e a Rua Eduardo Pederneiras; Avenida Lúcio Costa, sentido Guaratiba, entre a Rua Eduardo Pederneiras e a Avenida Gilka Machado;
Estrada do Pontal, ambos sentidos em toda sua extensão; Avenida Estado da Guanabara, entre a Estrada do Pontal e a Estrada do Grumari; Rua Professora Francisca Caldeira, entre Avenida Estado da Guanabara e Estrada do Grumari; Estrada do Grumari; Estrada Roberto Burle Marx, ambos sentidos em toda sua extensão; Avenida das Américas, entre Estrada Roberto Burle Marx e Estrada do Pontal (Serra da Grota Funda).

 

 

 

Os moradores de Barra de Guaratiba (Estrada Roberto Burle Marx), Estrada do Pontal e das serras da Grota Funda e do Grumari terão acesso até as 9h30 e entre 12h e 13h30. A prefeitura recomenda a todos que evitem circular de carro na região durante o evento. Os moradores da Avenida Armando Ribeiro, Rua Luis Iglésias, Avenida Jarbas de Carvalho, Rua Hélio de Brito, Estrada Benvindo de Novaes (trecho próximo a praia) e das Ruas Presidente Nereu Ramos, Rua Demóstenes Madureira de Pinho e Av. Lúcio Costa entre Av. Albert Sabin e Estrada Benvindo de Novaes do Recreio poderão ter acesso apresentando comprovante de residência. Nos dias de interdição, os veículos deverão dar preferência à utilização da Avenida das Américas em ambos os sentidos.