Início Plantão Mundo Publicações brasileiras reforçam a imagem do país no exterior

Publicações brasileiras reforçam a imagem do país no exterior

braziliantimes2

 

Muito se fala a respeito da imagem do Brasil no exterior. Apesar de populares, não é só “samba, carnaval e futebol” que faz sua fama. De acordo com uma pesquisa conduzida pela GlobeScan/PIPA para a BBC, baseada na opinião de cidadãos de 21 nações, o país aparece em sétimo lugar no ranking de países com maior influência positiva no mundo — 46% dos estrangeiros compartilham dessa opinião. Dentro deste contexto, as publicações brasileiras sediadas no exterior contribuem para a construção dessa imagem (tanto positiva, quanto negativa) e despertam curiosidade sobre o país.

 

Brazilian Times, jornal brasileiro mais antigo em circulação nos Estados Unidos, existe desde 1988. Com tiragem de 16 mil exemplares, é distribuído gratuitamente em Massachusetts, New Hampshire e Rhode Island, além de uma edição especial às sextas-feiras em Nova York, New Jersey e Connecticut. 

 

A partir do intenso fluxo de migração dos brasileiros nos EUA, o mineiro Edirson Paiva decidiu criar a publicação. São cinco jornalistas na equipe, além de 15 colunistas que escrevem voluntariamente. Segundo Milena Bittencourt, jornalista do veículo, as principais notícias são sobre a vida dos imigrantes no país. “Existem matérias boas e ruins. As mais aceitas são sobre imigração e de casos criminais. Também temos uma grande demanda na área de classificados”, afirma. O jornal vive de anunciantes e 70% deles são americanos. “São muitos dentistas, advogados e clínicas de estética”, completa.

 

 brazilcomz2

O Brasil circulando pelo mundo

Em sua 70ª edição, em seis anos de existência a revista BrazilcomZ, na Espanha, se posiciona como um veículo que cumpre a função social de mídia comunitária.  Distribuída mensalmente e de forma gratuita, a publicação conta com a atuação de três jornalistas e alguns colaboradores. De acordo com o editor João Compasso, também há interesse por parte dos espanhóis. “Muitos são casados com brasileiros ou já moraram no país por algum tempo”, completa. Atualmente, os anúncios correspondem a 30% da revista, porém, segundo o editor, o veículo pretende manter esse percentual para não poluir a publicação.

 

 

Apesar de recente, a revista NewsBrazil, que circula na Irlanda, surgiu junto com o aumento do número de brasileiros (principalmente intercambistas) no país – mais de 15 mil. Também mensal e distribuída de forma gratuita, a equipe é formada por sete jornalistas. Segundo Aldy Coelho, editora executiva, as matérias que mais interessam os estudantes discorrem sobre educação, turismo, profissão e comportamento. “Temos uma psicóloga como colunista, que trata de assuntos relacionados aos desafios de mudanças de país e cultura. Toda edição também realizamos uma entrevista com algum brasileiro em destaque pela Europa e perfis de alunos relatando como têm sido sua passagem pelo país, suas conquistas, desafios e casos curiosos”, conta. 

 

PORTAL IMPRENSA