Início Plantão Barra QPraia luta por uma praia democrática

QPraia luta por uma praia democrática

Desde a implantação da operação Choque de Ordem nas praias iniciada no dia 8 de dezembro de 2008, a QPraia foi contra o monopólio estabelecido nas praias, onde um acordo concedia ao Consórcio Pro-Rio a exclusividade de  entrega e armazenamento de material de trabalho utilizado nas areias (alimentos, cadeiras e guarda-sóis)para os barraqueiros.

Indignada com os termos de acordo, a Qpraia denunciou ao JB e ao O Globo o monopólio nas areias, fazendo com que a a Pro Rio se desligasse do Consórcio Prefeitura x Associação de Barraqueiros.

O Presidente da QPraia, Luiz Edmundo, explica porque foi a única Associação que não entrou no acordo que envolveu a Pro-Rio (fundada pelo filho do João Barreto – Orla Rio), Ascolpra e Praia SA: “Não fechamos acordo por discordar da exclusividade de produtos nas praias, da política de ocupação na praia, a logística do mobiliário na praia e falta de liderança da Pro Rio nas areias. As barracas e Bebidas seriam entregues entre 4 h e 7h da manhã para serem retiradas entre 19 e 21 horas. Obrigar o barraqueiro a ficar todo este tempo na praia é desumano” ressalta Luiz Edmundo.
Depois da luta por uma praia mais democrática, o próximo passo da QPraia será assinar um convênio com a Prefeitura, controlando também as areias de Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra e Recreio. Após a assinatura do convênio, preocupação da QPraia é com: 

1) Capacitação dos “barraqueiros” de praia
2) Transformar todos os barraqueiros em Micro Empresário Individuais
3) Estudo de Desing de nova tenda
4) Viabilizar Financiamentos (Veiculos e Casa Própria e Capital de Giro)
5) Proteção ao Meio Ambiente

“O projeto é profissionalizar a praia e não dividir a praia” frisa Edmundo.

Fonte: Assessoria QPraia