Início Plantão Rio Quadra poliesportiva faz homenagem a Jamelão

Quadra poliesportiva faz homenagem a Jamelão

O prefeito Eduardo Paes participou no final da manhã de hoje, dia 28, da inauguração do Ginásio José Bispo Clementino dos Santos – Jamelão, na Vila Olímpica da Mangueira, Zona Norte do Rio. O evento teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do governador Sérgio Cabral, além de várias autoridades estaduais e federais e ainda dos parentes mais próximos de Jamelão: a filha, Joceli Ferreira dos Santos, e o neto, Jamelão Neto.

A festa foi comandada por dois grandes nomes da comunidade, a cantora Alcione e o sambista Nelson Sargento, que cantaram Exaltação à Mangueira, hino oficial da Estação Primeira, ao som do grupo de ritmistas especiais da escola de samba, formado por jovens com diferentes tipos de deficiência.

Em seu discurso, o prefeito comentou a importância das Olimpíadas para a prática esportiva mas, sobretudo, para promover a transformação urbana e social da cidade.

– Estive semana passada visitando Londres, que será sede em 2012; Atenas, que foi sede em 2004; e em Barcelona, que foi sede em 1992. Todas essas cidades se transformaram depois das Olimpíadas. O que temos diante de nós não são simplesmente atividades esportivas, que também são muito importantes, mas a possibilidade de transformar essa cidade de forma definitiva – defendeu Eduardo Paes, ao lado do secretário-geral do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Carlos Roberto Osório; do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman; e do secretário municipal de Esportes e Lazer, Francisco de Carvalho.

Ainda durante a cerimônia, Alcione puxou um coro de Parabéns pra Você em homenagem ao presidente da República – que completou 64 anos de idade ontem, dia 27 –, e entregou um bolo especialmente feito pela comunidade para a ocasião. O presidente destacou o valor de exaltar, em homenagens como a de hoje, grandes nomes da nossa cultura.

– É importante lembrar a história do Jamelão e a de outras figuras importantes da Mangueira, para que essa juventude saiba que, antes deles, houve alguém que abriu o caminho para que eles pudessem chegar aqui hoje e ter essa festa extraordinária. É preciso sempre contar e recontar a nossa história, para que as pessoas saibam definitivamente quem foi Cartola, Jamelão, Dona Zica e tantos outros grandes nomes que não temos o direito de esquecer – afirmou Lula, sublinhando como a prática esportiva gera crianças mais capazes e motivadas também para a vida escolar.

O presidente ainda apontou a Mangueira como exemplo para as outras escolas de samba que, segundo ele, podem investir nos jovens das comunidades a que estão ligadas, ampliando com isso a formação esportiva e social de crianças e adolescentes.

O novo ginásio poliesportivo foi construído pelo Governo do Estado em um terreno ao lado do Ciep Nação Mangueirense, onde antes havia um campo de futebol, junto à linha 2 do Metrô. O destaque da obra, que durou um ano, é a nova cobertura metálica, com 15 metros de altura no ponto mais elevado.

O ginásio recebeu ainda proteção nas laterais em telha translúcida, novo piso e um placar eletrônico, e mais arquibancada e quatro vestiários, dois deles adaptados para pessoas com necessidades especiais. Também foram realizadas melhorias no entorno da quadra.

 

Fonte: Prefeitura do Rio