Início Destaque Que procedimento a atriz Viviane Araújo optou para engravidar?

Que procedimento a atriz Viviane Araújo optou para engravidar?

A atriz Viviane Araújo está grávida de seu primeiro filho, aos 47 anos. A famosa não escondeu que recorreu a uma técnica para realizar o sonho da maternidade: a fertilização in vitro com doação de óvulos.

Segundo a médica-diretora do Vida-Centro de Fertilidade e especialista em reprodução humana, Dra Maria Cecília Erthal, naturalmente, os óvulos de todas as mulheres vão perdendo a qualidade e diminuindo em quantidade, com o passar dos anos. Por isso, a doação de óvulos é uma opção muito utilizada ultimamente, já que as mulheres estão deixando para engravidar cada vez mais tarde, priorizando outros aspectos da sua vida.

A recepção de óvulos pode ocorrer de duas formas:

1. através da doação à fresco em que uma paciente que necessita fazer FIV ou preservação da fertilidade divide parte dos seus óvulos com a receptora no momento da coleta.

2. através de banco de óvulos (óvulos criopreservados) de doadoras exclusivas, ou também através da doação compartilhada de doadoras que tiveram sobra dos óvulos produzidos, para criopreservação.

“A vantagem da doação compartilhada à fresco é que a fertilização in vitro (FIV) da paciente que está recebendo, se faz sem a etapa do congelamento dos óvulos. No entanto, não há garantias de que a doadora irá produzir uma boa quantidade de óvulos para compartilhar e nem mesmo do número de óvulos que serão doados”, afirma o médico-diretor do Vida-Centro de Fertilidade e especialista em reprodução humana, Dr Paulo Gallo.

Outro benefício dos bancos de óvulos é a maior disponibilidade de doadoras, a garantia do número de óvulos maduros acordado e, em muitas vezes, a rapidez de já ter os óvulos disponíveis para uso, isso caso os óvulos tenham sido vitrificados há mais de seis meses.

Hoje, existem muitas formas de ajudar as mulheres a alcançarem a maternidade. O especialista orienta que, o indicado, é que a mulher converse antes com o seu médico e, depois de devidamente orientada, opte pelo procedimento mais adequado.