Início Plantão Brasil Receita Federal promoverá visitas a suas unidades

Receita Federal promoverá visitas a suas unidades

A Receita Federal promoverá visitas monitoradas às unidades aduaneiras na próxima sexta-feira (05): as visitas servirão para apresentar ao público o seu trabalho no trâmite para importação e exportação de mercadorias.

 

 

No Rio, os visitantes conhecerão o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, na zona norte, o Porto do Rio de Janeiro, na zona portuária, e o Porto de Itaguaí, na Baixada Fluminense. As pessoas que tiverem interesse em conhecer estas unidades devem marcar visitas por telefone, para o turno da manhã ou da tarde, e comparecer 30 minutos antes do horário previsto.

 

 

O projeto, em sua terceira edição, integra o programa de transparência da Receita Federal. Cada servidor será o guia de grupos de 25 pessoas e esclarecerá as dúvidas sobre o funcionamento dos serviços e setores. Será possível, ainda, ver demonstrações de procedimentos de repressão e vigilância, conhecer terminais de cargas, cães farejadores, entre outras coisas. Além disso, os visitantes assistirão a vídeos institucionais e palestras educativas.

 

 

O inspetor do Porto do Rio de Janeiro Ricardo Lomba explicou que o projeto é necessário para esclarecer o papel da Receita Federal para a população brasileira. “Ele [o projeto] é fundamental para desmistificar a imagem que as pessoas têm da Receita. Ela tem uma participação importante na economia nacional, na proteção das empresas nacionais e da população. Por exemplo, quando falamos em CDs piratas, estamos protegendo os artistas e empresas que produzem os CDs”.

 

 

Segundo o inspetor, são esperadas 50 pessoas em cada unidade aduaneira da Receita Federal. “Estamos esperando cerca de 50 visitantes. São 25 no turno da manhã e 25 no turno da tarde. Estamos divulgando o projeto da Receita pelas páginas da internet, em anúncios feitos pela assessoria de comunicação. [Por meio de cartazes,] estamos [informando] as unidades que receberão os visitantes”.

 

 

Na segunda edição, em janeiro passado, cerca de 1.300 pessoas participaram do evento. Apenas no Rio de Janeiro, aproximadamente 80 visitantes, entre jornalistas, servidores públicos, empregados de empresas privadas e estudantes universitários conheceram as dependências da Receita Federal.

 

 

Os interessados em visitar as unidades alfandegárias da Receita devem procurar os telefones das respectivas unidades no site da Receita Federal.

 

Agência Brasil