Início Plantão Brasil Reconstrução de pontes atingidas na região serrana

Reconstrução de pontes atingidas na região serrana

Os trabalhos para reconstruir as mais de cem pontes destruídas na região serrana por causa das chuvas devem começar no fim de semana (29 de janeiro 2011). Segundo informações da Secretaria de Obras do Rio de Janeiro, pelo menos 104 pontes ruíram e ainda não há previsão de custo nem de término das atividades.

A maioria das pontes destruídas está em Teresópolis (42 pontes). Em Nova Friburgo, são 35 e em Sumidouro, 27. Enquanto as obras não começam, o Exército está instalando pontes móveis para interligar os municípios de Nova Friburgo e Bom Jardim e as cidades de Teresópolis e Sumidouro. De acordo com o oficial de comunicação da 1ª Divisão do Exército, major Rovian Janjar, a instalação da ponte de 61 metros, em Bom Jardim, deve ser concluída nos próximos dias.

Já em Teresópolis, os módulos da ponte móvel estão prontos para ser instalados no norte do município para interligá-la à vizinha Sumidouro. “A instalação dessas pontes é uma medida paliativa, para se restabelecer o fluxo mais rápido possível. Para depois, sim, fazer o trabalho de engenharia mais pesado, com as pontes de concreto”, disse o oficial.

De acordo com a Secretaria Estadual de Obras, a reconstrução das pontes será feita pela empreiteira Brastubos, sugerida pelo governo estadual de São Paulo. A contratação da empresa foi feita sem licitação, segundo a secretaria, já que a legislação permite a dispensa de licitação para obras emergenciais em situações de calamidade pública, como é o caso das três cidades fluminenses.

 

Fonte: Agência Brasil